Santa Casa de Irati volta a ter 100% dos leitos para covid-19 ocupados

Município enfrenta pior momento da pandemia. Saúde emitiu apelo para que população procure unidades de saúde somente em caso de emergência

Santa Casa de Irati teve leitos parcialmente bloqueados depois de colaboradores testarem positivo para a doença (Foto: Portal Clique)

A Santa Casa de Irati divulgou na manhã desta quarta (11) que chegou ao limite de leitos para atendimentos de pacientes com a covid-19. Os quatro leitos de UTI e mais oito de enfermaria estão ocupados. A situação se agravou nos últimos dias no município e até às 12h de hoje (11), estão confirmados 742 casos da doença.

De acordo com as informações do Portal Clique, há pacientes que aguardam transferências para outros hospitais para tratamento da doença provocada pelo coronavírus. Desse modo, a Santa Casa atende pacientes de toda a Região e no último fim de semana emitiu um alerta para a população, relacionado ao aumento de casos e a possibilidade de não conseguir absorver a grande demanda de pessoas doentes.

Ainda conforme as informações da Saúde, 200 pessoas cumprem isolamento domiciliar. No fim de semana, o município registrou a 13ª morte em decorrência da doença e um novo decreto endureceu medidas de segurança. Ontem (10), outras 53 pessoas tiveram resultado positivo para a doença. Em 18 de agosto, a unidade de saúde bloqueou leitos após vários colaboradores positivarem para a covid-19.

ALERTA

Nesta semana, a secretária de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, emitiu um apelo à população iratiense. Em nota, ela pediu que as pessoas se dirijam às unidades de saúde somente em caso de emergência. “Venho pedir encarecidamente para que a nossa comunidade, neste momento, evite se dirigir às UBS para atendimentos de rotina e que não são de urgência”.

Além disso, ela cita como exemplos de procedimentos não eletivos, verificação de pressão arterial e de diabetes. Além de aferição de peso das crianças, exames preventivos, pequenos curativos, orientações e vacinação. Assim, conforme a secretária, Irati está vivendo “os piores dias da pandemia e, neste momento, cada um deve cumprir o seu papel responsável, ajudando mutuamente em tudo que for possível para evitar a ampliação do contágio”.

Por fim, na terça (3), a Saúde Municipal registrou um aumento de 400% nos casos de média móvel em Irati.

(*Com informações do Portal Clique)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

O ALERTA CONTINUA

Neste sábado (5), Guarapuava registra 37 novos casos de covid-19

BAZAR BENEFICIENTE

Bazar agendado 'Vidas por Vidas' ocorre todos dias em Guarapuava

INFRAESTRUTURA

Movimentação de cargas pela Ferroeste cresce 34%, com novo recorde

Comentários