São Francisco ganha monumento às margens da BR-277 em Guarapuava

São Francisco da Boa Esperança é um convite ao turismo rural, de aventura e religioso em 47 quilômetros de estrada até o salto

São Francisco ganha monumento às margens da BR-277 em Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura)

Uma estátua de três metros de altura sobre uma base de oito metros chama a atenção de quem passa pela BR-277. Bem ali, na trincheira de acesso à estrada do distrito do Guairacá, São Francisco da Boa Esperança convida para conhecer a maior queda d´água do Sul brasileiro. São 196 metros de queda livre na Serra da Esperança ainda em Guarapuava.

Entretanto, além do tamanho do monumento, o que chama a atenção é a customização do santo. Ícones de Guarapuava e do Paraná como o lobo Guará, a gralha azul, a araucária surgem junto na imagem, em cujas mãos brotam o Salto Francisco.

Conforme o vice-prefeito Itacir Vezzaro, o monumento é o cartão de visitas e uma referência ao ‘Caminho de São Francisco da Boa Esperança’. “Esse projeto possibilita a geração de renda para os pequenos agricultores se manterem na propriedade. Além, é claro, de incentivar o turismo de aventura, aproveitando o potencial que a natureza nos oferece. Desse modo remete à conexão do homem com a natureza expressada pelo amor e o exemplo de São Francisco”.

SOLO FÉRTIL

A comida caseira é uma das atrações (Foto: Secom/Prefeitura)

Todavia, muito mais do que as águas, o solo fértil faz brotar a produção em 19 pequenas propriedades rurais. Assim, nessas moradas é possível saborear o delicioso café colonial com produtos caseiros ou almoçar a culinária típica da Região.

De acordo com a Secretaria de Turismo, são 45 quilômetros de estrada até chegar ao salto. Porém, o trajeto oferece alternativas  para o turismo de aventura, rural e religioso. Segundo Valéria Stocki, coordenadora do programa de Turismo Rural, o monumento dará visibilidade ao local. “Agora vamos divulgar a rota, pois ficará visível aos milhares de veículos que circulam pela rodovia 277. É um convite para conhecer as propriedades que oferecem desde café da manhã à pratos típicos e uma experiência única da vida rural”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

VACINAÇÃO

5ª Regional de Saúde terá 5.920 doses de vacina para 20 municípios

PANDEMIA DA COVID-19

Guarapuava registra mais duas mortes por covid-19

Comentários