22/08/2023
Em Alta Guarapuava

São Vicente faz mais duas nefrectomias com cirurgia robótica

Esse procedimento marca a continuidade do uso da robótica no hospital, uma das poucas instituições do Paraná a contar com o robô Da Vinci XI.

Cirurgia com robô (Foto: divulgação/HSV)

Neste sábado (8), o Hospital São Vicente Cidade dos Lagos, em Guarapuava, faz mais duas cirurgias robóticas utilizando o moderno robô Da Vinci XI. Os procedimentos tem a coordenação do urologista Rafael Cavalli. As pacientes, uma mulher de 79 anos e outra de 48, apresentam lesões suspeitas de câncer renal, mas não possuem histórico familiar da doença. De acordo com a assessoria do hospital, ambas serão submetidas a nefrectomias, provavelmente parciais, o que garante maior segurança na remoção do tumor e proporciona um tratamento curativo.

Esse procedimento marca a continuidade do uso da robótica no hospital, uma das poucas instituições do Paraná a contar com o robô Da Vinci XI. Trata-se do mais avançado equipamento do mundo para cirurgias minimamente invasivas. A primeira cirurgia robótica do São Vicente feita em 14 de dezembro de 2024, teve sucesso total. Foram dois pacientes com tumores no tórax, atendidos pela equipe do oncologista José Henrique Agner Ribeiro.

TRATAMENTO EFICAZ

Cirurgia com robótica (Foto: divulgação/HSV)

O robô Da Vinci XI é especialmente eficaz em procedimentos urológicos como prostatectomia (retirada total ou parcial da próstata) e nefrectomia (remoção parcial ou total do rim). De acordo com Rafael Cavalli, a tecnologia oferece vantagens como maior precisão no corte, que atinge apenas a área do tumor. Dessa forma, protegendo os tecidos saudáveis, e movimentos mais seguros, com ângulos de até 360º.

Essa condição facilita a cirurgia minimamente invasiva e resulta em uma recuperação mais rápida para o paciente.

Além disso, o robô tem mostrado melhores resultados em termos de ereção e continência urinária na prostatectomia. Além de superioridade nos resultados oncológicos.

Médicos atentos à cirurgia (Foto- divulgação:HSV)

O uso do robô, conforme o urologista, também reduz as taxas de conversão para cirurgias mais invasivas e oferece um corte menor. O que melhora o resultado estético e diminui a dor no pós-operatório. Rafael Cavalli destaca a importância de trazer a medicina de ponta para a cidade.

O Hospital São Vicente sempre buscou oferecer tratamentos inovadores e de qualidade à população.

Ele comemora, neste mês de fevereiro, os 10 anos de atuação dele na instituição . Conforme o médico, ele e se sente gratificado por fazer parte dessa evolução, com o apoio do hospital e de colegas cirurgiões. “Todos contribuíram para a realização de procedimentos urológicos minimamente invasivos anteriormente inéditos em Guarapuava”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.