Saúde formaliza contratos para exames de prevenção ao câncer

Instiuições de Guarapuava e Irati devem receber recursos do Estado

(Foto: Arquivo)

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Gestão de Sistemas, formalizou contratos com instituições de saúde de Guarapuava e Irati para credenciamento de exames relacionados à prevenção do câncer na mulher. O anúncio foi publicado pela Agência Estadual de Notícias (AEN) nesta terça (7).

Os contratos liberam recursos mensais de R$ 580 mil para que hospitais e clínicas localizadas em 14 regionais de Saúde do Paraná façam exames por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário da Saúde, Beto Preto afirmou que o governo tem como meta a regionalização da Saúde. “Nosso objetivo é levar atendimento e serviços especializados para perto da população, destacando as ações de prevenção como fundamentais para a qualidade de vida”.

Ele acrescentou que o câncer é uma das principais causas de morte entre as mulheres e os exames preventivos são imprescindíveis para o diagnóstico precoce.

O contrato prevê três tipos de exames: preventivo de colo de útero (citologia oncótica do colo do útero); remoção de células da mama para detecção de nódulos (citologia de mama); e análise microscópica de tecidos retirados em biópsias (procedimento de histopatologia).

A verba anual de R$ 6,9 milhões atende à 40 instituições para prestação de serviços nas cidades de Almirante Tamandaré, Curitiba, São José dos Pinhais, Irati, Guarapuava, São Mateus do Sul, Pato Branco, Francisco Beltrão, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Astorga, Maringá, Apucarana, Londrina e Rolândia.

Relacionadas

AUMENTOU

Guarapuava atinge marca de 1.030 casos confirmados de covid-19

INTERAÇÃO

Campo Real oferece atendimento nutricional gratuito à população

MIRA CERTA

Adolescentes entram para a história do Tiro Olímpico em Guarapuava

Comentários