22/08/2023
Cotidiano Política Região

‘Semana da Cidadania’ começa nesta segunda (1) em Irati

Atividades conscientizam sobre a importância do combate à corrupção

Irati

(Foto: Secom)

Nesta segunda feira (1) começa a Semana da Cidadania em Irati, criada pelo Observatório Social, com o apoio das entidades representativas da sociedade civil. No dia 7 a Câmara de Vereadores instituiu como o Dia Municipal da Luta contra a Corrupção. Durante a semana o público participa de palestras na Câmara Municipal, às 19h30.

Nesta segunda após a abertura terá palestra do presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nobrega Ribas, sobre a importância dos Observatórios Sociais e o combate à corrupção. Na terça (2), será a palestra com o Analista de Controle do Tribunal de Contas do Paraná, José Claudio Gomes Bastos, no Auditório da 4ª Regional de Saúde com o tema “Fiscais de Contratos”.

(Foto: Divulgação)

Na quarta (3), na Câmara, é a vez da sócia-fundadora da Veritaz – Gestão de Riscos e Compliance e Diretora do Instituto Paranaense de Compliance (IPACOM), Letícia Sugai falar sobre “Compliance”. Já na quinta (4), a importância dos Conselhos Municipais será tema da assistente social e coordenadora de projetos do OBS de Curitiba, Viviane Silva.

Na sexta (5), o juiz federal mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento, André Wasilewski Duszczak, fala sobre o  “Combate e Corrupção”.

Para o presidente do legislativo iratiense, Nei Cabral, a corrupção no país vem disseminando a desesperança, o sentimento de impunidade e a descrença nas instituições. “Por isso esta semana é extremamente importante, pois possibilita que os cidadãos participem compreendendo a sua importância frente a esta luta”.

Disse também que o povo é o “único e exclusivo” detentor do poder e, portanto, “deve cumprir seu papel proativo, deixando de ser espectador dos escândalos, para tornar-se protagonista das mudanças futuras”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.