Semana será marcada por tempo instável em Guarapuava

Há previsão é de chuva a partir desta quarta (18). Já a sexta (20) marca o fim do verão e o começo do outono no hemisfério Sul

Semana será marcada por tempo instável em Guarapuava (Foto: Jota Terres/RSN)

*Reportagem com vídeo

A semana começa com calor e céu claro em Guarapuava. Mas de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), os próximos dias serão marcados por chuva e instabilidade nas temperaturas. Nesse domingo (15), foram registradas algumas pancadas isoladas nos bairros Santana, Morro Alto, e Perola d’Oeste. Porém, a chuva não se intensificou e acabou por se dissipar perto das 19h.

Historicamente, o verão é a estação mais chuvosa. Os dias se tornam mais quentes à medida que a estação se consolida, com ligeira diminuição em março. Para o meteorologista Reinaldo Kneib do Simepar, “os volumes totais acumulados de chuvas resultam diretamente da atuação de sistemas atmosféricos de mesoescala (estudo de fenômenos atmosféricos menores), associados ao maior aquecimento de dia e à umidade”.

Instabilidade

Nesta segunda (16), os termômetros variaram entre 15º C e 28º C em Guarapuava. O dia foi de céu com algumas nuvens, entretanto o sol marcou presença na maior parte do dia. A instabilidade climática no Parará se deve em decorrência de uma frente fria que avança pelo Oceano Atlântico em direção a Região Sul do Brasil. Assim, a previsão de chuva a partir desta quarta (18) que se estenderá até a próxima sexta (20).

Com a frente fria que se desloca pelo Paraná e o tempo abafado no continente, a terça (17) será de tempo instável em todas as regiões paranaenses. Conforme o Simepar, a temperatura deve ficar entre 17º C e 25º C em Guarapuava.

Já na quarta (18), há a possibilidade de fortes chuvas e rajadas de vento na Região. De acordo o Simepar, a precipitação acumulada é cerca de 17,1 milímetros e ventos que podem chegar a 37 km/h, com umidade variando entre 73% e 99% no município.

Conforme o Simepar, a quinta (19) também deve ser chuvosa, mas com volume menor. Assim, a quinta deve ser de céu parcialmente nublado e com algumas nuvens. Os termômetros variam entre 17º C e 27º C.

Já na sexta (20), a temperatura cai 13 graus e o friozinho costumeiro da manhã, retorna. A previsão é de chuva somente à tarde e à noite, com rajadas de vento de 22 km/h. Contudo, ainda de acordo o Simepar, o fim de semana será quente em Guarapuava. O sol deve aparecer, porém acompanhado de muitas nuvens. tanto para sábado (21) quanto para domingo (22), as temperaturas ficam agradáveis. E variam entre 15º C e 30º C.

Outuno

A sexta (20) marca o fim do verão e começo do outono no hemisfério sul. Precisamente às 0h50 do dia 20 de março de 2020, a estação das folhas secas finalmente chega para dar um alívio neste calorão. De acordo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a estação transita entre o calor intenso deverão o e o frio característico do inverno.

Para este outono, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12º C a 18º C, chegando a valores inferiores a 10º C nas regiões serranas.

Em março, os temporais ainda ocorrem com frequência e muitas vezes a chuva vem acompanhada de raios, granizo e ventania em períodos curtos. Por isso, a Simepar recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

SISTEMA CARCERÁRIO

Em carta, internos da PIG fazem reivindicações e ameaçam rebelião

NO PARANÁ

Elias Maluco é encontrado morto na prisão de Catanduvas

SENTENÇA

Autor da morte de 'Versa' foi condenado a 24 anos de prisão

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com