Senado aprova aumento de royalties para Bituruna

O acréscimo de 20% dos valores segue agora para sansão presidencial

O Senado aprovou uma alteração nos recursos repassados pela usina hidrelétrica Bento Munhoz da Rocha Neto aos municípios da região, incluindo Bituruna, que considera o aumento de 45% para 65% sobre os valores da distribuição da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH).

Entre 2016 e 2017, a cidade havia perdido R$ 3,8 milhões devido a redução da Tarifa Atualizada de Referência (TAR), realizada pelo Governo Federal. Com a alteração, os valores recebidos pela Prefeitura de Bituruna devem ser ampliados em R$ 2 milhões, considerando a arrecadação da cidade em 2017.

O prefeito municipal, Claudinei de Paula Castilho, esteve em Brasília nessa semana, acompanhando o processo e reforçando o pedido de agilidade para a votação no Senado. Com a aprovação, o projeto segue agora para sansão presidencial.

“Este é mais um passo que estamos dando em direção ao aumento do repasse que fará uma grande diferença. Mostramos assim a força dos municípios e o quanto esses valores são importantes para aplicação em investimentos nas cidades”, comemorou o prefeito.

Na região de Bituruna, os municípios de Cruz Machado, Porto Vitória e União da Vitória também serão beneficiados.

Relacionadas

REGIÃO

Lenita e Granoski são multados pelo Tribunal de Contas do Paraná

Comentários