Sentença sobre candidatura de Burko pode sair a qualquer momento

Porém, embora o prazo se encerre hoje (20), o juiz tem a prerrogativa de prorrogar o anúncio da sentença, diz Justiça Eleitoral

Sentença sobre candidatura de Burko pode sair a qualquer momento (Foto: Reprodução/Facebook)

O juiz eleitoral Ricardo Alexandre Spessato de Alvarenga julga o pedido para a impugnação da candidatura a prefeito de Vitor Hugo Burko. Embora o prazo se encerre nesta terça (20), o magistrado tem a prerrogativa de prorrogar o anúncio da sentença. O Portal RSN tentou entrevista com o juiz, porém, sem êxito. Entretanto, segundo a informação recebida, ele analisa a peça com cautela por se tratar de uma ação complexa. Todavia, espera-se que a sentença seja anunciada nas próximas horas.

De acordo com o parecer do Ministério Público Eleitoral, o pedido do indeferimento da candidatura ‘burkista’ se pauta por condenação junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). Conforme os autos, a condenação foi à revelia e já transitou em julgado. Entretanto, o candidato pela coligação ‘Por você’ aposta na improcedência da ação. Assim, ele se mantém ativo na campanha eleitoral. Todavia, caso o desejo de Burko não se confirme, ele ainda pode recorrer junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Em contrapartida, outras cinco chapas majoritárias já estão com registros positivados. A exceção fica por conta da ‘dobradinha’  liderada pela advogada Luzia Noriler. Isso porque a ‘patriota’ pediu a substituição da candidatura a vice. Assim, com a desistência do jornalista Guaracy de Almeida Ribas, agora a administradora Rosiane Fornazzari deve ocupar a vaga aberta.

Conforme a Justiça Eleitoral os demais candidatos já estão aptos às eleições municipais em Guarapuava. São eles: Dr. Antenor e João Nieckars (Movimento Guarapuava para Todos); Celso Goes e Samuel Ribas de Abreu (Coligação Guarapuava cada vez melhor); Janaína Naumann e Luiz Juraski (Renova Guarapuava); Valdomiro ‘Jabur’ Batista e Paulo Vier (Aliança por Guarapuava). Além de André Tecchio e Professor Renatinho (DC).

VEREADORES

Da lista de vereadores em Guarapuava, uma candidata já teve a candidatura indeferida. De acordo com o Cartório Eleitoral, trata-se de Marli Brizola (Republicano). Entretanto, o já vereador Celso Costa (Cidadania) ainda aguarda julgamento. Conforme o Cartório Eleitoral, Jair José, de Campina do Simão também teve o registro indeferido. Ele pleiteava a candidatura a vereador.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ATENÇÃO

Está em vigor em Guarapuava 'toque de recolher' estadual

ALERTA

Municípios da 5ª Regional registram novos casos suspeitos de Dengue

HOMENAGEM

Cortejo a George Karam vai sair da Capela Cristo Rei em Guarapuava

Comentários