22/08/2023
Brasil Comunidade Economia

Sicredi celebra Dia Internacional do Cooperativismo

A data permite refletir sobre a história, os valores e a importância das cooperativas como agentes que contribuem com o desenvolvimento das comunidades onde estão presentes

Sicredi celebra Dia Internacional do Cooperativismo (Foto - Divulgação)

Neste sábado (6) o Sicredi celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, uma data comemorada mundialmente no primeiro sábado de julho. A data permite refletir sobre a história, os valores e a importância das cooperativas como agentes que contribuem com o desenvolvimento das comunidades onde estão presentes.

Ao entrar em prática pela ONU em 1995, o Dia Internacional do Cooperativismo ganhou cada vez mais força e é um dia dedicado às ações voluntárias promovidas por cooperativas em todo o mundo, e, alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) somam um grande movimento.

Para o Sicredi, o Dia Internacional do Cooperativismo é uma oportunidade de reafirmar o compromisso com os princípios cooperativistas e com o bem-estar dos associados e comunidades. Como instituição financeira cooperativa, os pilares sociais e econômicos são indissociáveis. Buscando promover o desenvolvimento econômico das Regiões onde atua, oferecendo serviços financeiros sustentável e contribuindo para o crescimento e a prosperidade de todos os associados.

Além disso, um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), durante os anos de 1994 a 2017 em todos os municípios do Brasil, reforça a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico local. O estudo revelou que onde existe uma cooperativa, o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade cresce, gerando empregos, renda e oportunidades para a população. Esses resultados comprovam o impacto positivo das cooperativas na economia e na qualidade de vida das comunidades.

No ano de 2025 foi chancelado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas. Essa iniciativa reconhece a importância das cooperativas como agentes de transformação social e econômica, destacando seu papel na construção de um mundo mais justo e igualitário. O Presidente da Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Fabio Peterlini,
reforça:

Neste Dia Internacional do Cooperativismo, queremos enfatizar a importância das ações voluntárias que realizamos. Como cooperativa, acreditamos no poder da cooperação e da participação ativa na comunidade, que contribui para o fortalecimento local, apoiando projetos sociais, educacionais e ambientais. Convidamos a todos para se juntarem a nós, neste sábado dia 06 de Julho, para nos engajarmos neste movimento mundial.

Leia outras notícias no Portal RSN. 

Anelize Marques

Jornalista

Jornalista formada Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desde junho de 2023. Com 22 anos, tem experiência em Assessoria de Comunicação, Webjornalismo e conteúdos digitais, e Revista. Escreve sobre temas diversos e atua como repórter no Portal RSN desde maio de 2023.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.