22/08/2023
Guarapuava Paraná Política

Sintesu vai debater o fim da greve na Unicentro

Assembleia extraordinária será nesta quarta (17) na sede do sindicato

SINTESU-ok

Assembleia do Sintesu (Foto: Divulgação)

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Unicentro (Sintesu), convoca assembleia nesta quarta (17). De acordo com o presidente da entidade, Danny Jessé F. Nascimento, a primeira chamada será às 15h30 e às 16h em segunda convocação. O local será a sede do Sintesu na rua Salvatore Renna, 808, bairro Santa Cruz, em Guarapuava.

Docentes e funcionários da Unicentro vão deliberar sobre a proposta apresentada pelo Governo do Paraná para a reposição da data-base. De acordo com Danny, haverá videoconferência com os sindicalizados do campus de Irati. O encontro será no miniauditório do Campus, no horário acima determinado.

Conforme o Sindicato, o impasse está entre a proposta dos servidores e o que oferece o governo. O funcionalismo pede 4,94% de reajuste. Já o governo vai pagar 2% de correção em janeiro do ano que vem e mais duas parcelas de 1,5%

“O impasse entre funcionalismo e governo é, principalmente, em relação à data-base. Enquanto os trabalhadores pedem 4,94% de reajuste, o governo oferece 2% de correção em janeiro de 2020. Outras duas parcelas serão quitadas em 1,5% em janeiro de 2021 e janeiro de 2022, respectivamente.

Nem todas as categorias debateram a proposta oficial apresentada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD). Porém, reconhecem que houve avanço nas negociações. Esse é o caso dos agentes penitenciários, cuja assembleia está agendada para esta quinta (18), às 14h, na sede do Sindicato. Entretanto, as polícias civil e científica se reúnem no sábado (20). Bombeiros e Polícia Militar ainda não agendaram assembleia.

SUSPENSÃO

As categorias que decidiram suspender a greve são: delegados da Polícia Civil, professores e servidores do magistério, funcionários do Tribunal de Justiça, funcionários da Agricultura, do Meio Ambiente, Fundepar. Porém, todos continuam mobilizados, em estado de greve.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.