Surpreendendo até vereadores, Câmara antecipa eleições para a Mesa Executiva

Novo regimento interno, em vigor desde 1º de agosto deste ano, permitiu a votação quatro meses antes do final do atual mandato

Sessão começa às 18h desta terça feira (7) (Foto: Matheus Buongermino/RSN)

A sessão da Câmara de Vereadores desta terça feira (7), em Guarapuava, será marcada pela antecipação da eleição da nova Mesa Executiva. A iniciativa, que é a única matéria na Ordem do Dia de hoje, surpreendeu até mesmo grande parte dos vereadores. Alguns, consultados pelo Portal RSN, não souberam explicar o porquê da antecipação.

A única informação certa é que o vereador João do Napoleão é o candidato à reeleição na presidência. Se eleito for, será o seu terceiro mandato subsequente no cargo, já que, como vice do ex-presidente Ademir Strechar, assumiu a vaga quando este foi preso. Na eleição seguinte, João foi eleito no dia 1º de janeiro de 2017 para um mandato de dois anos. Portanto, a sua gestão vencerá no dia 31 de dezembro deste ano. Ele pleiteia a reeleição num pleito antecipado em quatro meses. Em 2010, Strechar antecipou a sua reeleição em cerca de uma semana.

Segundo informações de bastidores, a “queda de braço” nesta terça (7) está em quem vai assumir a primeira secretaria, função que dá direito a três assessores de gabinete, ou seja, um a mais do que os demais vereadores.

A Lei Orgânica do Município de Guarapuava, que é a Constituição Municipal, sendo considerada a lei mais importante que rege os municípios e o Distrito Federal, entretanto, em seu artigo 21, parágrafo 6º, até 2010 dizia que a eleição para a Mesa Executiva seria realizada na última sessão legislativa do ano anual, empossando-se os eleitos no primeiro dia útil de janeiro subsequente. Porém, emenda aprovada – e em vigor desde este ano – alterou o trecho do parágrafo para “até a última sessão anual”.

Aprovado em junho deste ano e vigorando desde a última quarta (8), o novo Regimento Interno segue esta mesma linha, o que deu legalidade à eleição.

Relacionadas

MAIS CONFIRMAÇÕES

Guarapuava registra cinco novos casos de covid-19 em 24h

ELEIÇÕES 2020

Guarapuava está com sete candidatos a prefeito nas eleições deste ano

ENCONTRO INTERNACIONAL

CCBEU promove feira on-line com 100 universidades dos EUA

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com