22/08/2023
Educação Região

Terceiros anos têm desempenho superior à 75% em avaliação aplicada pela Secretaria de Educação de Pinhão

Município aplicou provas para avaliar as turmas e escolas da rede municipal de ensino

prova pinhao

(Foto: Imprensa Prefeitura de Pinhão)

A Prefeitura Municipal de Pinhão, por meio da Secretaria de Educação, divulgou os resultados da primeira avaliação aplicada nas escolas municipais da região urbana e rural do município. As provas foram desenvolvidas e aplicadas pelo Setor Pedagógico do município para mensurar índices e pontuar áreas com dificuldade de desenvolvimento e desempenho escolar.

Os alunos dos terceiros anos das escolas municipais se destacaram com uma média de 76,47% de acertos nas questões da prova. Já os estudantes do quinto ano, tiveram uma média um pouco menor, com 55, 43% de acertos em seu desempenho na avaliação.

De acordo com a Imprensa da Prefeitura, as provas foram realizadas entre os dias 12 e 30 de novembro, com a participação de 25 turmas de terceiros anos, totalizando 431 alunos desse nível educacional, e 26 turmas de quinto ano, somando mais 488 alunos. A avaliação é aplicada somente a essas turmas, pois os primeiros e segundos anos da rede de ensino já realizam uma avaliação externa, pertencente ao Programa Mais Alfabetização.

A PROVA 

A prova é padronizada e elaborada de acordo com os conhecimentos que o aluno aprende a cada nível de ensino. A avaliação é composta de duas partes, uma de Matemática e outra de Língua Portuguesa, sendo que cada uma possui 10 questões.

A avaliação em larga escala têm como intuito avaliar a educação do município de Pinhão de maneira independente e comparável ao longo do tempo. A aplicação têm como objetivo avaliar não o aluno individualizado, mas as turmas, a escola, a rede de ensino e o município.

Os dados permitiram a emissão de relatórios individuais por escola, por série/ano e por disciplina. Os indicadores auxiliarão no aperfeiçoamento dos planos de ação das escolas.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.