22/08/2023
Esportes Guarapuava Paraná

Time de futsal feminino sub-20 de Guarapuava disputará Liga Nacional

As disputas do grupo das guarapuavanas estão agendadas para os dias 27, 28 e 29 de março e terão como palco o Ginásio Joaquim Prestes, em Guarapuava

Futsal-Feminino-Treino-Liga-01-DESTAQUE-scaled

As disputas já tem data marcada (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O time guarapuavano feminino de futsal sub-20 recebeu o convite no final de 2019 para participar da Série Ouro da Liga Nacional. Agora está na fase final de treinamento para representar bem a cidade no campeonato. “É um objetivo buscado desde o início da gestão, inserir mulheres nos esportes e valorizá-las cada vez mais. Sentimos muito orgulho e esperamos bons resultados dessas meninas prodígios, que moram aqui ou vem de outras cidades da Região, buscando realizar o sonho de jogar futsal”, destacou o secretário de Esportes e Recreação, Pablo de Almeida.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava, as atletas recebem apoio financeiro mensal através da bolsa atleta para que se dediquem exclusivamente ao esporte. Além disso, aquelas que já podem cursar o ensino superior também recebem bolsa de estudos na Faculdade Guairacá.

Para as meninas de outras cidades que integram o time de Guarapuava, há também auxílio moradia e alimentação. Geovana Caroline de Oliveira Freitas, de 18 anos, veio de Palmital, mora em uma república com outras atletas e estuda fisioterapia, com a bolsa de estudos. “Na cidade onde eu morava não tinha muito incentivo. Eu jogava apenas na escola e participava dos jogos escolares, mas não tinha muita perspectiva. Vir para Guarapuava e ver essa valorização ao futsal feminino é muito especial e dá mais vontade de jogar”, contou a atleta.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Além disso, esse incentivo para as meninas guarapuavanas que desejam jogar futsal inicia já na base. A história da atleta Gabrieli Souza de Freitas é um exemplo disso. Ela tem 16 anos e é um dos talentos descobertos no projeto Escola de Campeões, da Secretaria de Esportes e Recreação. A guarapuavana já disputou diversos campeonatos, sendo campeã no time sub-15 e nos Jogos da Juventude. Agora ela também irá disputar a Liga Nacional no sub-20.

Desejo seguir como atleta. Vejo a Marta no futebol e as atletas do futsal do Brasil e sinto orgulho. Quero ser inspiração para outras meninas como elas são para mim. É muito legal ver as crianças aqui da cidade que dizem ‘eu quero ser como você’, como se fossemos famosas. De certa forma, nós também já somos inspiração.

Assim, na fase classificatória, o time guarapuavano irá enfrentar as equipes de Pato Branco (PR), Toledo (PR) e Erechim (RS). As disputas do grupo estão agendadas para os dias 27, 28 e 29 de março e terão como palco o Ginásio Joaquim Prestes, em Guarapuava. No comando dos jogos estará a Federação Paranaense de Futsal, com apoio da Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Esportes e Recreação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.