22/08/2023
Comunidade Cotidiano Região

Trilha das Cavernas será inaugurada em Turvo

São duas grutas, três cavernas e cinco cachoeiras

TRILHA DAS CAVERNAS

(Foto: Reprodução/Gralha Azul – Turismo e Aventura)

Turvo terá novo destino turístico a partir do dia 7 de julho. A Trilha das Cavernas conta com um percurso de 2,5 quilômetros de extensão e fica localizada na Colônia Velha Ivaí.

O trecho passa por diversas formações geológicas curiosas. Além disso, são duas grutas, três cavernas e cinco cachoeiras. Com a mudança de altitude, o ecossistema desta região, entretanto, se torna bem diferente dos outros do terceiro planalto.

O clima úmido e o solo arenoso rico em nutrientes proporciona um território fértil para fauna e flora. Por isso, se torna o reduto de diversas espécies como quatis, esquilos, grandes felinos e insetos incomuns.

O local conta ainda com árvores frutíferas como laranja, banana, manga, ameixa, limão e tantas outras. Há também numerosas nascentes de água cristalina que vertem das pedras, assim como de dentro das cavernas, jorrando vida e esplendor nas várias cachoeiras.

INAUGURAÇÃO

Os interessados em conhecer o roteiro devem se inscrever até o dia 5 de julho. A saída está marcada para 8h30 da Casa Histórica Gabriel e Luiza Pilati no Centro. As inscrições custam R$ 35.

INICIATIVA

A iniciativa é da Gralha Azul Turismo e Aventura, que reúne mais de 30 famílias que promovem a prática turística de contemplação da cultura, história e natureza locais.

Além disso, buscam valorizar pequenas propriedades e incentivar a preservação ambiental gerando renda complementar às pessoas do campo.

Maiores informações pelo whatsapp (42) 9 9980-4079. Além disso, o contato também pode ser feito na página oficial do Facebook da Gralha Azul.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.