22/08/2023
Cotidiano Região

Turvo decreta “toque de recolher” a partir das 19h de hoje

Novo decreto restringe a circulação das pessoas, o transporte público, e esclarece dúvidas sobre funcionamento de estabelecimentos comerciais

turvo

Turvo decreta “toque de recolher” a partir das 19h de hoje (Foto: Prefeitura de Turvo)

*Reportagem com áudio e vídeo

A exemplo de outros municípios, Turvo está vivendo uma situação preventiva contra a propagação da Covid-19. Assim, o prefeito Jerônimo Gadens do Rosário, decretou “toque de recolher” no município a partir deste sábado (21).

Conforme o decreto 29/2020, fica determinado o “toque de recolher” das 19h às 6h, em todo o território do município de Turvo. “Assim, fica determinado que cada cidadão turvense permaneça em sua residência, primando pelo máximo cuidado e prevenção com a saúde de todos em atendimento às regras estabelecidas pelos órgãos de saúde”.

O decreto ainda suspende o transporte público rodoviário intramunicipal, intermunicipal e interestadual de passageiros. Fica autorizado o transporte privado de passageiros, de cargas e outros, para a manutenção das atividades consideradas essenciais.

(Foto: Ascom/Prefeitura de Turvo)

Conforme o prefeito, as panificadoras e similares são consideradas para todos os efeitos como comércio essencial.

“Entretanto o seu funcionamento fica condicionado ao fiel cumprimento do protocolo de saúde determinado pelos órgãos oficiais, ao funcionamento tal como determinado aos supermercados, ficando totalmente vedada a consumação dentro do estabelecimento”.

As agropecuárias deverão funcionar a portas fechadas,  fazendo atendimento apenas em casos de emergência. Cooperativas cerealistas deverão garantir o cumprimento dos protocolos da saúde, disponibilizando espaço reservado para os motoristas que vem de fora do Município.

Teremos todo esse controle para evitar a chegada do coronavírus no nosso município.

(Foto: Ascom/Prefeitura de Turvo)

Além disso, as oficinas (mecânica, elétrica, borracharias e similares) automotivas e de motocicletas, principalmente aquelas situadas às margens das rodovias municipais e estaduais, também deverão se submeter ao regramento, e não devem mais fazer atendimento público.

Entretanto, fica autorizado excepcionalmente trabalho interno desde que com total submissão as regras de higiene e aos protocolos de saúde determinado pelos órgãos oficiais.

Por fim, ficam suspensos os atendimentos presenciais, de qualquer natureza, nas repartições públicas, exceto situações excepcionais definidas por cada órgão e aquelas que configurem risco iminente à vida em qualquer circunstância.

Ouça o que diz o prefeito sobre o “toque de recolher ” em Turvo.

DECRETO ANTERIOR

Nessa sexta, o prefeito Jerônimo Gadens do Rosário, decidiu com representantes do comércio, indústria e equipe de saúde, decretar que a partir deste sábado (21), já ficariam suspensas as aberturas de comércios de produtos não essenciais.

Os decretos têm o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas e propagação do vírus. Assim, apenas mercados, farmácias, laboratórios e clínicas estarão abertos, conforme protocolos.

(Foto: Ascom/Prefeitura de Turvo)

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou um número para disque denúncias: (42) 9 9152-1917, em caso de descumprimento do protocolo de saúde – disponibilizado no site da prefeitura.

Conforme o prefeito, pessoas vindas de outras Regiões e de fora do estado, devem ser monitoradas. Se alguém souber de alguma situação, deve entrar em contato pelo número (42) 9 9152-1917. De acordo com Jerônimo, as pessoas devem se manter em casa, evitando sair às ruas.

Veja o vídeo em que o prefeito Jerônimo fala à população.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.