Turvo supera a meta de vacinação contra pólio e sarampo

Para atingir a meta, equipes realizaram ações domicílio para aplicação de doses

(Foto: Divulgação)

O município de Turvo, a cerca de 40 quilômetros de Guarapuava, conseguiu superar a meta e vacinar a totalidade das crianças contra sarampo e poliomielite. A meta da Secretaria Municipal de Saúde era atingir 863 crianças e foram imunizadas 869, de um a quatro anos de idade, num total de 110%. O resultado vai na contramão de muitos municípios do Estado, a exemplo de Guarapuava, que não atingiu a meta e precisou prorrogar a campanha.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Pricila Sikora, até o Dia D, 70% do público tinha sido imunizado. Para atingir o número estipulado, inicialmente, foram enviados bilhetes pessoais a todos os pais, pelas escolas.

“Depois disso, quando vimos que ainda faltavam crianças, fomos vacinando de casa em casa e em pouco tempo já tínhamos atingindo a meta”.

Em contrapartida, a maioria dos municípios paranaenses, ficaram aquém do esperado. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde prorrogou o prazo e os pais terão até o dia 14 de setembro para protegerem seus filhos contra as doenças.

A Secretaria de Estado da Saúde alerta que todas as crianças com idade entre 12 meses e 4 anos precisam tomar as vacinas. Neste ano no Paraná, foram imunizadas 534.583 crianças contra a pólio e 528.793 contra o sarampo, mas 60 mil ainda precisam receber as doses.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, em todo o Brasil foram vacinadas 9 milhões de crianças, o equivalente a 88% do total previsto. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era chegar a pelo menos 95% de cobertura no país.

Relacionadas

CALORÃO EM GUARAPUAVA

Altas temperaturas marcam o 1º fim de semana da Primavera

COM SEGURANÇA

Ação educativa 'Café na Passarela' ocorreu nesta sexta (25) na BR-277

CONSUMO CONSCIENTE

Consumo excessivo e capacidade esgotada deixam LS sem água

Comentários