Unicentro abre inscrições para disponibilizar celulares a estudantes

A universidade lançou o edital que vai organizar o processo de inscrição e de seleção dos alunos. São 300 celulares para estudantes com baixa renda

São 300 celulares para estudantes com baixa renda (Foto: Reprodução/Pixabay)

Pensando em melhorar a abrangência do ensino a distância durante a pandemia, as universidades estaduais do Paraná vão distribuir smartphones doados pela Receita Federal a estudantes com vulnerabilidade socioeconômica, matriculados em cursos de graduação presencial. Na semana passada, a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu destinou 300 smartphones à Unicentro. Assim, a universidade lançou o edital  que vai organizar o processo de inscrição e de seleção dos alunos que vão receber os aparelhos.

Desse modo, os celulares devem beneficiar os estudantes que não têm aparatos tecnológicos para participar das aulas e concluir as atividades não presenciais. Segundo a coordenadoria de Assistência Estudantil da instituição, o único critério estabelecido em edital para a concessão dos celulares é social. Por isso, podem participar do processo os acadêmicos com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

A assessoria da instituição destacou que a iniciativa é uma forma para que um maior número de acadêmicos possa participar, com tranquilidade, das aulas que, desde a segunda metade de abril, estão sendo feitas de forma remota, em virtude da suspensão das atividade presenciais como prevenção à covid-19.

O EDITAL

De acordo com a a professora Maria Regiane Trincaus, que é coordenadora de Apoio ao Estudante da Unicentro, o edital conta com algumas burocracias necessárias para que os celulares sejam destinados à quem realmente precisa. “O edital prevê avaliação exclusivamente social mesmo. Então, o estudante que tiver a menor renda per capita, maior necessidade é que vai receber esses aparelhos. Eles precisam comprovar essa renda, tem vários documentos que são solicitados no Anexo 2”.

O processo de inscrição pode ser feito on-line, já que o edital foi publicado no site da Unicentro. Para se inscrever, o estudante deve acessar o E-Protocolo da instituição e anexar a ficha de inscrição preenchida. Assim, seguir os passos anexando diversos outros documentos como CPF, comprovante de matrícula, comprovante de cadastro no CadÚnico, comprovante de renda familiar, entre outros.

O período de inscrições iniciou nessa segunda (27) e segue até a primeira semana de agosto. Na sequência, de acordo com a professora, os processos de avaliação dos documentos e de classificação dos estudantes será feito pelas assistentes sociais da Coordenadoria de Assistência Estudantil, seguindo o Quadro de Pontuação de Vulnerabilidade Social.

O RESULTADO

O resultado do processo será publicado até o dia 17 de agosto e os celulares devem ser entregues para os estudantes até o final do mês. Para o vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, os aparelhos celulares deverão ser devolvidos. “Então, vamos entregar aos estudantes em forma de comodato. Eles serão emprestados, enquanto durar o período de pandemia, para poderem ter acesso às atividades remotas”.

Os eletrônicos serão utilizados no programa de aulas remotas da Universidade. Assim, a distribuição tem o objetivo de apoiar os alunos para que acompanhem as atividades remotas das instituições de ensino superior neste período de pandemia.

Além da Unicentro, outras universidades também receberam os aparelhos. Com isso, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi contemplada com 300 aparelhos; a Estadual do Paraná (Unespar) recebeu 1.200, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu 450 celulares. Além disso, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu 80. E por fim, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebeu 901 aparelhos.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, os equipamentos são oriundos de apreensões em operações de combate ao contrabando e somam o valor de R$ 2 milhões.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

OPORTUNIDADE

Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e Sicomércio ofertam cursos gratuitos

PRAZO MAIOR

Prorrogada a inscrição para concessão de celulares da Unicentro

LIVRO SOBRE COVID-19

Unicentro e Saúde de Guarapuava lançam e-book EducaCovid

Comentários