segunda-feira, 23 de jun. de 2025
Cotidiano Educação Guarapuava

Unicentro tem 13 projetos aprovados para financiamento

O financiamento feito pelo Universidade Sem Fronteiras contempla 85 projetos. Dois dos trabalhos enviados por professores da Unicentro tiveram nota máxima

Alunos do terceiro ano do Ensino Básico da Escola Municipal Professora Luiza Pawlina do Amaral em atividade proposta pelo projeto (Foto: Assessoria de Comunicação Unicentro)

Assim, as atividades são desenvolvidas dentro e fora da universidade (Foto: Assessoria de Comunicação Unicentro)

O resultado da chamada pública para financiamento de ações universitárias extensionistas pelo Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) foi divulgado nesta terça (19). O anúncio foi feito pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).

Foram contempladas 85 propostas enviadas por instituições de ensino superior públicas e privadas. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) teve 13 projetos escolhidos. Entre eles, dois receberam as melhores notas, ou seja, 10. O trabalho intitulado “Produção interdisciplinar, intercultural e bilíngue de materiais didáticos para alfabetização em contexto indígena no Paraná”, coordenado pelo professor Marcos Gerke, do departamento de Pedagogia do campus Santa Cruz, foi um deles.

Conforme o professor Marcos, ao chegar na escola indígena pouco se vê da cultura do grupo no ambiente de alfabetização.”Partindo disso, essa é a ideia da proposta: produzir material de alfabetização na língua local. Assim, colaborando para a alfabetização e que tenha esse êxito, já que a primeira língua é a indígenas e, depois, a língua portuguesa. Portanto, ele tem essa importância grande porque é uma contribuição significativa para a educação indígena no Paraná”.

A outra professora felizarda com a notícia é a coordenadora Andressa Kolody, do Departamento de Serviço Social do campus Santa Cruz, com o projeto “Introdução das práticas interdisciplinares e da metodologia de justiça restaurativa na política de proteção à infância e juventude”.

A UNICENTRO

A Unicentro participou da chamada pública do USF com 34 proposições. Dessa forma, dos 13 projetos aprovados, seis serão desenvolvidos por docentes vinculados a cursos ofertados no campus Santa Cruz, quatro por docentes do Cedeteg e outros três por professores de Irati.

Uma das propostas que será desenvolvida em Guarapuava é a da professora Daiana Novello, que leva como título “PreveNutri: prevenindo a obesidade infantil por meio de intervenções interdisciplinares”. As ações envolvem docentes e estudantes dos cursos de Nutrição, Educação Física e Agronomia. Dessa maneira, contemplam a avaliação do estado nutricional das crianças da escolas da rede municipal.

Além disso, o projeto possibilita a realização de atividades educativas interdisciplinares, como a formação de hortas escolares, a leitura do rótulo nutricional dos alimentos e a promoção da prática de atividades físicas, a partir do resgate de antigas brincadeiras infantis, como a ciranda e o pular corda. Portanto, conforme a professora Daiana, o intuito é mudas os hábitos alimentares e reduzir o risco de doenças crônicas futuras.

“Com isso, a gente pretende fazer várias atividades para melhorar os hábitos de saúde e reduzir o risco de doenças crônicas futuras. Além disso, a gente sabe que a obesidade pode iniciar desde a infância, como outras doenças crônicas, e ela pode perdurar nas fases sequentes da vida, na adolescência, na fase adulta e idosa também. Então, a importância do meu trabalho, da nossa equipe, é fazer com que as crianças tenham diversas ações interdisciplinares. Assim, buscando essa melhoria dos hábitos e a prevenção”.

Para conhecer todos os projetos da Unicentro aprovados, clique aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.