UTFPR produz máscaras e álcool gel em Guarapuava

Os produtos serão destinados aos hospitais e às unidades de saúde na prevenção do contágio viral por profissionais da área de saúde

UTFPR, campus de Guarapuava produz máscaras e álcool gel (Foto: Arquivo/RSN)

O campus da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) em Guarapuava destinou R$ 15 mil para a fabricação de EPI’s e álcool gel. Esse recurso estava previsto em edital de transferência tecnológica para o combate ao coronavírus.

Como o projeto de Guarapuava não foi contemplado pelo edital, havia a previsão de que os campi que tivessem condições de apoiar projetos submetidos e não contemplados pelo edital, assim o fizessem. Esse é o caso do campus de Guarapuava.

De acordo com a UTFPR, os produtos serão destinados aos hospitais. Além disso, às unidades de saúde na prevenção do contágio viral por profissionais da área de saúde. Conforme as informações repassadas ao Portal RSN, os protetores faciais estão sendo produzidos com impressão 3D (arco suporte,) corte a laser e manual do acetato para a viseira e fecho. O encaixe das partes é feito manualmente.

PARCERIA

Parte do álcool será destinada à higienização das máscaras. Porém, o excedente será enviado aos hospitais e repartições públicas que têm atividade essencial. Para produção serão utilizados misturadores industriais, cedidos por empresas parceiras do ramo de bebidas, parceiras do projeto.

De acordo com a professora e pesquisadora da UTFPR, Viviane Teleginski, as previsões de especialistas são alarmantes quanto ao número de casos que deverão ocorrer e que só vem crescendo nos últimos dias.

“Desta forma, todas as medidas para conter a doença devem ser feitas no menor espaço de tempo possível. E a nossa ideia é continuar o trabalho que já está sendo feito em conjunto com o Ecosistema de Inovação de Guarapuava e ainda produzir álcool gel em parceria com a Unicentro”.

A empresa que cedeu as instalações é a Donau Bier, na Colônia Vitória, no Distrito de Entre Rios.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

SINAIS DE ALERTA

Setembro Amarelo e o suicídio: quando a dor começa cedo

MEIO AMBIENTE

Audiência pública apresenta sugestões sobre resíduos sólidos dia 30/09

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com