22/08/2023
Educação Guarapuava Paraná

UTFPR tem 148 vagas em 4 cursos em Guarapuava pelo Sisu

Os alunos podem se inscrever para os cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Tecnologia em Manutenção Industrial  e Tecnologia em Sistemas para Internet

utfpr

A UTFPR atualmente está com o calendário presencial suspenso (Foto: Arquivo/RSN)

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que começaram nessa terça (7) e seguem até esta sexta (10), oferece 148 vagas para quatro cursos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Guarapuava. Em todo o Estado são 4.388 vagas em 107 cursos de graduação em 13 campi.

Desse modo, os alunos podem se inscrever para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Manutenção Industrial  e Tecnologia em Sistemas para Internet em Guarapuava. Para se inscrever, os candidatos devem ter feito a edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Assim, o resultado será divulgado no dia 14 de julho no site do Sisu. Depois disso, os classificados devem fazer a matrícula remotamente e enviar os documentos necessários entre 16 e 21 de julho.

COTAS

Conforme o edital, o processo de seleção da UTFPR adota a Lei das Cotas, que reserva 50% das vagas para as categorias relacionadas à renda familiar, ao curso integral do ensino médio em escolas públicas, à deficiência e à autodeclaração como pretos, pardos ou indígenas.

As notas de classificação vão ser definidas com base na relação de pesos a serem aplicados nas disciplinas do Enem, de acordo com o curso pretendido.

AULAS DURANTE A PANDEMIA

De acordo com o site da universidade, as atividades presenciais da UTFPR estão suspensas devido ao enfrentamento do novo coronavírus. Desse modo, há disciplinas que são ofertadas em um regime especial a distância. Elas são ministradas após a elaboração do projeto pelos docentes e a aprovação de mais de 75% de alunos. A ação prevê o atendimento de necessidades identificadas, como acesso à internet ou a dispositivos.

Por fim, a assessoria da universidade explicou que “assim que houver condições que assegurem a segurança sanitária para alunos e servidores, a universidade deve retomar as aulas presenciais. Neste cenário, deve ser concluído o calendário 2020.1 e divulgado o calendário 2020.2 pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.