Vacina da gripe está disponível para a população em Guarapuava

Campanha nacional de vacinação contra a gripe terminou ontem (30). O grupo prioritário que menos foi vacinado foi o das crianças de dois a cinco anos

Doses remanescentes da vacina estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Terminou nessa terça (30) a campanha de vacinação contra a gripe. Em Guarapuava, a campanha alcançou 93% do público alvo. A partir desta quarta (1), as doses remanescentes estão disponíveis para a população em geral.

De acordo com os dados do setor de epidemiologia de Guarapuava, 55.624 pessoas foram imunizadas na cidade. O maior público prioritário são os idosos. A expectativa era de que 16.091 pacientes idosos fossem vacinados durante a campanha. Entretanto, os registros apontam que 19.626 receberam a imunização.

Ainda de acordo com os dados divulgados, o grupo que registrou menos índice de imunização foram as crianças entre dois e cinco anos. Conforme as informações 7.460 crianças que se encaixam neste grupo deveriam ser vacinadas. Porém, apenas 4.071 foram levadas para receber a dose. O que representa pouco mais de 54%.

O secretário de Saúde, Jonilson Pires, destacou a importância da vacinação no enfrentamento da pandemia de coronavírus. “Atingir a ampla cobertura contra o vírus da gripe em Guarapuava é muito importante, principalmente, em meio a pandemia, porque facilitamos a identificação de uma possível ocorrência da Covid-19. Estamos passando por um período de ampla atenção à saúde e doenças que já possuem vacinas devem ser cada vez mais controladas”.

A partir desta quarta (1), as doses remanescentes da vacina contra a gripe, ofertadas pelo Ministério da Saúde, estarão disponíveis para a população em geral, de segunda a sexta em todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto a Parque das Árvores, com entrega de senhas por ordem de chegada.

No Cisgap, a exceção é apenas nas quintas, quando são aplicadas somente doses de BCG. Vale destacar que a oferta das doses seguirá enquanto duraram os estoques.

CAMPANHA

A Campanha Nacional contra a Influenza de 2020 foi antecipada em um mês. Desse modo, teve início em março, e logo nos primeiros dias, registrou uma corrida em busca da vacina, principalmente, pelos idosos. A Secretaria da Saúde do Paraná distribuiu 4,3 milhões de doses da vacina contra a gripe para os vários grupos elencados pelo Ministério da Saúde.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Maria Goretti David Lopes, reiterou a importância da vacinação. “A Sesa reafirma a importância da imunização contra a gripe neste momento de pandemia; a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas impede que pessoas dos grupos de risco tenham quadros mais fortes da infecção pelos vírus da Influenza, evitando assim que precisem de internamento em leitos hospitalares”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

COVID-19

Dois casos de covid-19 foram confirmados em Guarapuava neste domingo

SETEMBRO AMARELO

Pandemia reforça novos cuidados com a saúde mental

DIA DA ÁRVORE

Instituto Água e Terra desenvolve ação para o Dia da Árvore

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com