‘Vestibular das urnas’ terá 15,14 candidatos por vaga na Câmara

De acordo com os pedidos de registros na Justiça Eleitoral, Guarapuava conta com 318 candidatos contra 21 vagas na Câmara

‘Vestibular das urnas’ terá 15,14 candidatos por vaga na Câmara (Foto: Zacalusni)

Os eleitores de Guarapuava têm 318 candidatos disputando as 21 vagas na Câmara Municipal de Vereadores. Ou seja, no vestibular das urnas, são 15,14 disputando uma vaga. Os dados são do Cartório Eleitoral de Guarapuava. Contudo, esses mesmos eleitores vão escolher o novo prefeito do município entre sete candidatos que pediram o registro. Entretanto, as candidaturas ainda estão sob o julgamento da Justiça Eleitoral.

Já, no Paraná, estão registrados cerca de 36 mil pedidos de registro de candidaturas, entre os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Todavia, pode ocorrer alteração dos números por causa do tempo de processamento das informações no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com o TSE, todos os pedidos de registro de candidatura podem ser acessados no Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais. Desse modo, a ferramenta permite consultar as candidaturas por município e cargo. Além de obter informações completas relativas à proposta de governo. Também, bens declarados à Justiça Eleitoral, recursos arrecadados, gastos de campanha. Bem como situação em eleições anteriores e prestação de contas.

FICAM DE FORA

Portanto, acessando o site do TSE será possível ver que dos atuais 21 vereadores, apenas três deixam de concorrer à reeleição. Porém, a única a ‘pendurar as chuteiras ‘ trata-se de Maria José Mandu Ribas (Podemos). Após militar no grupo do ex-prefeito Fernando Ribas Carli, no então PSDB, ao ‘apagar das luzes’  ela mudou de rumo. Passou a compor a base do prefeito Cesar Silvestri Filho, inclusive, filiando-se ao Podemos. O partido tem como liderança no Paraná, o prefeito de Guarapuava.
Porém, os vereadores Jabur do Motocross e Luis Juraski, integram chapas majoritárias. Jabur lançou candidatura a prefeito pelo PMN. Já Juraski (PSC)  sai como vice-prefeito na chapa encabeçada por Janaína Naumann (Republicanos).
Confira aqui quem são os candidatos em Guarapuava.
Leia outras notícias no Portal RSN.
 

Relacionadas

FURTO E FUGA

Mulher furta carro, abastece e foge sem pagar e é presa em Guarapuava

APREENSÃO

Polícia apreende celulares e eletrônicos na BR-277 em Guarapuava

GUARAPUAVA e CANDÓI

PRF apreende mais de R$ 200 mil em eletrônicos e cigarros na BR-277

Comentários