22/08/2023



Política

Yared no programa do Osmar

imagem-20295

Ou o candidato a governador Osmar Dias abriu mão do apoio de Fernando Ribas Carli ou a pastora Cristiane Yared não sabia que o seu maior desafeto, o prefeito de Guarapuava, estava praticamente com os dois pés dentro da campanha do pedetista. Na quarta-feira (22), Yared apareceu no programa eleitoral de Osmar Dias pedindo para que os pais “eduquem seus filhos” para evitar mortes no trânsito, numa clara alusão ao filho mais velho do prefeito, o ex-deputado estadual Fernando Carli Filho, apontado como responsável pela morte de dois rapazes (um deles, filho da pastora) num acidente de trânsito em Curitiba.
No programa, inicialmente dedicado ao trabalho das mulheres, Cristiane Yared aparece num bloco denominado “Mãe Curitibana”, mesmo nome de um projeto do ex-prefeito Beto Richa e concorrente de Osmar Dias ao governo do Paraná. No início da apresentação, o locutor anuncia que “um carro a 190 quilômetros por hora matou o filho de Cristiane Yared”.
Em seguida, antes de fazer elogios a Osmar Dias, a mãe reproduz comentários já conhecidos, com os quais reprova o comportamento do prefeito Fernando Ribas Carli, que nunca pediu desculpas ou incentivou Carli Filho a desculpar-se pelo acidente.
“Nós entendemos que a educação realmente começa em casa. Porque quando você não ensina o teu filho, ou ensina o teu filho e eu não o meu, o meu mata o teu. E daí nós temos essa imensa ferida aberta em nosso pais, que a morte dos filhos prematuros, que antes enchiam casas de alegrias, hoje enche cemitérios” – disse ela.

TUDO LIBERADO
A aparição de Yared provocou estranheza porque já é público que o prefeito Fernando Ribas Carli dividiu suas forças para favorecer Osmar Dias. Apesar de seu filho mais novo ser candidato a deputado estadual pelo PSDB (partido de Beto Richa), Carli liberou que o líder na Câmara Municipal, vereador Élcio Melhem, faça campanha aberta para Osmar Dias. Outro vereador da campanha local de Osmar Dias, Fernando da Maçã licenciou-se da Câmara a mando de Carli para assumir a presidência da Companhia dos Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg), que é responsável pela maioria das obras da Prefeitura, especialmente agora no período eleitoral.
O “jogo duplo” de Carli ganhou mais notoriedade, ainda, depois que ele patrocinou a vinda do candidato a senador Roberto Requião (PMDB), que é do lado de Osmar Dias. Semanas antes, Fernando Carli recepcionou, com direito a discurso e tudo, o também candidato a senador Gustavo Fruet, aliado de Beto Richa. Como serão eleitos apenas dois candidatos ao Senado, Carli “rifou” Gustavo Fruet ou Ricardo Barros, que pertence ao mesmo partido do prefeito, o PP.
Uma das diversas “dobradinhas” do filho de Carli com candidatos a deputado federal de outra cidade é com João Arruda, sobrinho de Requião.
Não bastasse a reação negativa do encontro entre Carli e Requião – que sempre se anunciavam como “inimigos históricos” –, a presença de Cristiane Yared no programa de Osmar Dias deixou o prefeito de Guarapuava numa tremenda encruzilhada.
A ligação entre Carli e Osmar Dias é antiga. Na campanha de prefeito de 2008, Osmar gravou depoimento em favor de Carli, que era candidato à reeleição. Recentemente, Osmar foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Guarapuava e Carli fez questão de estar presente à sessão na Câmara Municipal para entregar-lhe a comenda.
Carli filiou o caçula no PSDB quando Beto Richa liderava todas as pesquisas, com inquestionável vantagem. Assim mesmo, orientou os vereadores para que apoiassem Osmar Dias. Agora, no momento em que as pesquisas mostravam aproximação entre os candidatos ao governo, Fernando Carli recebeu Roberto Requião e sinalizava adesão total a Osmar Dias. Certamente, não esperava encontrar a pastora Cristiane Yared pela frente, muito menos por iniciativa de seu pretendido aliado público.

Foto: Carli em homenagem a Osmar na Câmara de Vereadores

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo