Artigo da Unicentro sobre turismo é premiado em fórum internacional

No Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, artigo sobre Conselho Municipal de Turismo de Irati foi considerado o melhor

Artigo da Unicentro sobre turismo é premiado em fórum internacional (Foto: Coorc/Unicentro)

O primeiro lugar é o trabalho intitulado Conselho Municipal de Turismo de Irati: um levantamento das ações desenvolvidas no ano de 2019, da Unicentro, a Universidade Estadual do Centro-Oeste, de autoria de Elieti Fátima de Goveia, Vanessa Alberton e Diogo Luders Fernandes. Parabéns ao melhor artigo.

Assim, Paulo Angeli, idealizador e coordenador geral do Festival Internacional de Turismo das Cataratas anunciou o reconhecimento da qualidade da pesquisa feita no âmbito do Departamento de Turismo da Unicentro.

No Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, o trabalho “Conselho Municipal de Turismo de Irati: um levantamento das ações desenvolvidas no ano de 2019” ficou como o melhor. Esse é o maior evento técnico científico da área no Brasil e ocorre em paralelo ao Festival. A pesquisa premiada, desenvolvida pelos professores do Departamento de Turismo Elieti Goveia e Diogo Fernandes, e pela egressa do curso Vanessa Alberton. O levantamento, que aborda as ações do Conselho Municipal de Turismo de Irati no ano de 2019, concorreu com outros 29 trabalhos e ficou em primeiro lugar na categoria Artigo Científico.

TURISMO NA REGIÃO

De acordo com Elieti, o trabalho vai de encontro com o apoio ao desenvolvimento do turismo na Região. “Nós cooperamos e sensibilizamos a participação da comunidade, efetivamos ações em conjunto com o poder público, privado e sociedade”. Conforme a docente, desde a reativação, em 2019, o Conselho Municipal de Turismo de Irati já participou efetivamente de ações como o planejamento e a inauguração da Rota do Equilíbrio, na cachoeira do Pinho de Baixo.

Outros projetos envolvem a exploração turística de outras cachoeiras da Região e o plantio de flores na área urbana de Irati, por exemplo. A partir de dados neste sentido, a equipe de autores constitui o artigo vencedor do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu.

Para a pesquisa, conta Elieti, foram levadas em consideração e analisadas todas as atas, documentos do Conselho em 2019, desde à reativação. Trabalhamos também com a questão das convocações, trabalhamos com itens de observação. Porque nós participamos de todas as reuniões e nós analisamos o papel do Comtur de Irati como ator do desenvolvimento do turismo no município.

Para chegar à premiação, o trabalho passou por três etapas de avaliação. Assim, incluindo notas conferidas para o trabalho escrito e para a apresentação oral. De acordo com os autores, o artigo premiado vai se transformar em capítulo de um livro organizado pelo Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. Portanto, reunindo os 10 melhores trabalhos do projeto.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

FIQUE LIGADO

Diocese de Guarapuava organiza live show que ocorre nesta quinta (29)

ENTRE TAPAS E BEIJOS

Irmãs do vídeo de aniversário que viralizou são de Pato Branco

VIVA OS PROFESSORES

No Dia dos Professores mensagens reafirmam a importância da profissão

Comentários