Bardo Zé resgata a tradição de malhar o Judas

Boneco simboliza a reforma da Previdência

Boneco (Foto: Divulgação)

Sabe aquela tradição de malhar o Judas, prática que acontecia há anos no Sábado de Aleluia? Pois se você não foi criado sabendo ou nunca participou dessa tradição que foi trazida para o Brasil pelos espanhóis e portugueses, a malhação simboliza a morte de Judas Escariotes, considerado o traidor de Jesus.

Um boneco de pano do tamanho de uma pessoa é pendurado ou deixado em locais estratégicos onde as pessoas possam surrá-lo com pedaços de pau e depois ateiam fogo. Com o passar dos anos os bonecos foram adquirindo caras, principalmente de políticos.

Em Guarapuava, a partir da meia-noite, desta ‘Sexta Feira Santa’ para o ‘Sábado de Aleluia’, um boneco simbolizando a Reforma da Previdência estará à disposição dos clientes no Bardo.

De acordo com um dos proprietários, o filósofo Francis Silveira, ele e os sócios Lizandro Veira, Gilson Campos e Tharsis Neiva estavam em dúvida se abririam o bar nesta sexta (20), ou não. “Aí tivemos a ideia de resgatar uma tradição que está esquecida que é a malhação de Judas”.

A ideia foi compartilhada com clientes que auxiliaram na produção do boneco representando a proposta da reforma previdência. “Esse judas representar o cerceamento dos direitos do povo, a traição do povo pelo nossos governantes. Foi uma forma bem humorada de mostrar a indignação popular”.

Francis disse também que quando era criança nunca malhou o judas, porém sempre ficava espantado quando via os bonecos pendurados nos postes.

“E a ideia é criar esse espanto, mas direcionando para o alerta dos direitos que estão sendo tirados. E o judas da reforma surgiu porque a reforma diz que vai cortar privilégios, mas na verdade ela vem cortar os direitos do povo brasileiro”.

SERVIÇO

O Bardo do Zé fica na Rua Visconde de Guarapuava, 2030 próximo à Praça da Fé.

É um bar caipira e o nome remete a Shakespeare, o que contava história e recitava poemas. “Zé remete ao cidadão simples mas não ingênuo. Lembrando os nossos antepassados”, diz Francis.

Relacionadas

MÚSICA

Bruna Thimoteo lança o single 'A benção da travessia'

IMAGEM

Matysiak concorre ao 'Oscar da Fotografia' com foto polêmica

DANÇA

Bailarinos de Guarapuava participam de festival on-line

Comentários