Da aventura à uma associação para descobrir lugares encantados em Guarapuava e região

Grupo criou entidade para fomentar o turismo rural e de aventura no terceiro planalto

Ele se revela a cada vídeo, a cada fotografia que posta, mostrando o que há de belo escondido nas entranhas da natureza, principalmente no interior de Guarapuava, porém, estendendo o seu olhar aos municípios da região.

Bombeiro aposentado, Moacir Cruz faz rapel, escala montes, picos e montanhas. Tudo devidamente registrado por ele mesmo, em vídeo e em foto. E agora, Moacir não está sozinho. Ele e mais outros aventureiros criaram a Associação de Turismo de Guarapuava, uma entidade voltada a incentivar o setor, descobrindo novos lugares, motivando proprietários a investir e a compartilhar tudo o que a natureza coloca à disposição.

Moacir e parte do grupo de aventureiros (Foto: Moacir Cruz)

Uma das novas descobertas está a nove quilômetros da cidade, no distrito de Guairacá. No meio da área que já é explorada para o turismo rural, o que há de mais belo estava às escondidas: uma cachoeira e uma gruta. “É um lugar maravilhoso que estava sem ser explorado pelos turistas”, diz.

Agora, ele anuncia uma nova atração aos visitantes do Salto São Francisco. E como ele mesmo  descreve é o “surpreendente Vale e Salto das Pombas, com um extenso vale super preservado”. Um  Salto com aproximadamente 80 metros e com mais duas cachoeiras de 15 e 30 metros. A trilha, que está em fase de implantação e tem cerca de nove quilômetros, começa dentro do Parque.

Salto das Pombas (Foto: Moacir Cruz)

“Será uma trilha pesada com cerca de dois quilômetros pelo leito do rio, que poderá ser feita em um dia”, anuncia.

Mas não é apenas por aqui que o grupo se aventura. O Aconcagua na Argentina, os picos Marumbi e Paraná – a maior montanha da Região Sul – já estiveram no roteiro do grupo.

“Qualquer pessoa pode chegar lá, basta querer. O corpo alcança o que a mente acredita. Estar acima das nuvens é uma sensação que não tem preço! Esta é a lição”.

Relacionadas

NO CAMINHO DE SÃO FRANCISCO

Amantes da natureza terão nova opção de aventura, em Guarapuava

REGIÃO

Caminhos e centros de fé: as igrejas e a religiosidade em Turvo

NA AGENDA

No Caminho de São Francisco, um pedaço do paraíso pertinho de Guarapuava

Comentários