Em Turvo, eles atiram a primeira pedra

Primeiro torneio de estilingue está com inscrições abertas

O estilingue, brincadeira de criança que sempre encantou meninos e meninas, principalmente, na área rural, em Turvo, ganha ares de competição. No sábado (28), a partir das 8h da manhã, cada inscrito deve estar pronto para atirar a primeira pedra. O alvo será uma fileira de latinhas de refrigerantes, com água dentro. Cada atirador terá entre três e cinco chances de acertar.

(Foto: Rafael Publio/Pixabay)

De acordo com Leonides Laercio Medeiros, o professor Dinho, o regulamento ainda está sendo elaborado. Ele e o também professor Julio Cezar Alves, ambos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), são os organizadores do evento, que acontecerá na Pista de Laço, do CTG Rincão do Pinhal.

A inscrição custa R$ 15, com renda destinada para a compra de material pedagógico para os mais de 60 alunos especiais, da sede e do interior. Os interessados podem se inscrever na Secretaria de Esportes da Prefeitura de Turvo.

O ESTILINGUE

Estilingue, atiradeira, badoque, fisga, cetra: estes e muitos outros nomes caracterizam a arma primitiva feita com forquilhas de árvores, um pedaço de couro e tira de câmera de ar de caminhão ou de bicicleta. A prática começou lá pelo ano de 1920. Mas, o primeiro registro histórico da utilização de uma versão inicial do estilingue está na passagem bíblica de Davi e Golias. Davi usou uma funda para atirar uma pedra e derrotar o gigante.

Como tudo se transforma, uma das evoluções do estilingue foi no começo dos anos 1980, quando a “tripa de mico” substituiu as tiras de borracha. Hoje, na maioria dos supermercados, podem ser encontrados estilingues em plástico e metal. O que vale mesmo é acertar o alvo, desde que não sejam os passarinhos, como era feito antigamente.

Relacionadas

LAZER

MON terá oficina de construção de brinquedos neste domingo

CULTURA PARANAENSE

Férias no Museu Paranaense valoriza povos originários do Paraná

DIFERENÇA PARA QUE É DIFERENTE

O bar mais charmoso da cidade, Stone Crow reabre e vem repaginado

Comentários