Guarapuavana coleciona presépios de várias partes do mundo

Exposição com peças de Adriana Bernardim e outros colecionadores está disponível no Salão Azul da Catedral

(Foto: Pierre Míchel/RSN)

O maior desafio da guarapuavana Adriana Bernardim é onde e como guardar a coleção de presépios dentro de casa. Já são 150 de todos os modelos e tamanhos. São peças confeccionadas em madeira, em tecidos, com conchas minúsculas, entre tantas outras que ela mesmo não consegue lembrar momentaneamente. Mas todas elas e outras dos também colecionadores Regina Ribas e Luigi Chiaro estão à mostra no Salão Azul da Catedral Nossa Senhora de Belém, até o domingo (16), das 18h às 21h30, em Guarapuava.

A ideia de montar uma exposição partiu da própria Adriana.

“São muitas peças, de vários tamanhos e de vários lugares do mundo, que estão guardadas dentro de casa e que merecem ser vistas por outras pessoas”. De acordo com Adriana, ela costumava expor na própria casa, porém, o alcance era muito restrito.

“Como eu sabia que outras pessoas também colecionavam, os convidei e estamos compartilhando com o público”.

Adriana disse que acumula presépios há 15 anos. “Eu gosto muito de ver o Menino Jesus, Maria, São José, as ovelhinhas. Eu tinha aquele presépio tradicional e quando as pessoas viram que eu gostava, começaram a me dar como presente. Viajavam e traziam de várias partes do Brasil e de outros países”.

Para a colecionadora, entre tantas obras de arte, as que mais a cativam são os feitos de forma artesanal. Mas um deles é especial. “A minha preciosidade é um presépio que o Padre Jean me trouxe, feito em madeira, e que tem pouco da Terra Santa”.

Confira alguns dos presépios de Adriana, de Regina e de Luigi abaixo.

Relacionadas

CULTURA E ARTE

Felchak vai abrir inscrições para quem deseja fazer arte

LAZER

MON terá oficina de construção de brinquedos neste domingo

CULTURA PARANAENSE

Férias no Museu Paranaense valorizam povos originários do Paraná

Comentários