sábado, 26 de jul. de 2025

O olhar de Matysiak sobre a realidade que insiste em resistir

'Cria' do RSN, Matysiak ganha destaque nacional e é homenageado pela Assembleia Legislativa pelo legado no fotojornalismo

(Foto: Eduardo Eduardo Matysiak)

Mais do que buscar o clique perfeito, Eduardo Matysiak fez da fotografia um ato político, social. Ele segue com o olhar guiado pelo compromisso com os direitos humanos, com a justiça social e com a necessidade urgente de mostrar o que a sociedade tenta esconder. Para ele, a câmera é mais do que um instrumento técnico: é uma voz. E, muitas vezes, um grito.

‘Cria’ da Rede Sul de Notícias (RSN), em Guarapuava, Matysiak iniciou a jornada retratando a vida como ela é: desigual, intensa e resiliente. Desde os primeiros registros, escolheu apontar a lente para as bordas. Fotografa greves, manifestações, desalojados, movimentos por moradia, políticos, invisibilizados.

Comecei na RSN fazendo foto de uma manifestação de professores. A Cris me jogou uma câmera nas mãos e mandou eu sair às ruas. Saí fotografando. Voltava descarregava ocartão e saía de novo. Se não fosse ela e a RSN não sei o que estaria fazendo hoje.

A partir de então, as fotos de Matysiak não apenas registram: elas questionam, provocam e mobilizam. Já em Curitiba, a parceria com o Portal RSN nunca parou, continua.

(Foto: Eduardo Matysiak. Foto que ganhou o Oscar da Fotografia)

FOTOGRAFIA QUE INCOMODA E REVELA

Em tempos de desinformação e narrativas distorcidas, a imagem crua e engajada de Matysiak atua como antídoto. “A fotografia tem um papel social fundamental. É uma forma de documentar a história pelas mãos de quem está no chão da realidade, não apenas dos gabinetes, dos escritórios.”

A partir desse conceito, o trabalho dele atravessou o Paraná e o Brasil. Está presente em veículos como Folha de S. Paulo, O Globo, UOL, El País Brasil e Brasil de Fato.

(Foto: Eduardo Matysiaki)

Mas também nos arquivos vivos dos movimentos sociais, sindicais, comunitários, políticos em todas as esferas. Muitas vezes, essas imagens são a única narrativa visual de eventos ignorados ou apagados pelo noticiário convencional.

RECONHECIMENTO

Menção Honrosa (Foto: RSN)

Há poucos dias, Eduardo recebeu uma Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná. A honraria, proposta por 12 deputados estaduais, reconhece a contribuição para o fotojornalismo e para a construção de uma memória visual que retrata a complexidade da vida no estado. Das dinâmicas urbanas de Curitiba às lutas populares no interior.

Minha fotografia é um grito. Um chamado à consciência. Porque quando a sociedade vira o rosto, é nosso papel mostrar o que ficou fora do enquadramento oficial

Conforme se expressa o fotógrafo, mais do que estética, a fotografia é ética. “Ela humaniza estatísticas, dá nome e rosto a dados frios e devolve dignidade às histórias que, sem ela, seriam apenas silêncio.” Portanto, o que Matysiak faz não é apenas fotojornalismo, é documentação. Desde movimentos de resistência às ‘intempéries’ da vida, até fotografar cenas do inverno de Guarapuava, por exemplo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.