22/08/2023

Queijo de 350kg será partilhado na 7ª Festa da Polenta em Guarapuava

Programação começa nesta quarta (3). Cinco pratos à base de polenta serão vendidos todas as noites até 7 de abril

queijo- festa da polenta

A tão esperada e já tradicional Festa da Polenta inicia nesta quarta feira (3), às 19h a 7ª edição. Promovida pelo Santuário Nossa Senhora Aparecida, de Guarapuava, a programação contará com cinco noites de atrações gastronômicas, culturais e religiosas, seguindo até o dia 7 de abril.

(Foto: Reprodução)

Para os amantes desse prato italiano, o cardápio deste ano é de dar água na boca: X polenta, polenta brustolada, polenta frita com frango a passarinho e polenta 4 queijos, além da novidade desta edição, a polenta cremosa (com molho bolonhesa ou de legumes) ou purê de batata com porco no tacho.

Além desses pratos, de acordo com uma das organizadoras da festa, Rubia Araújo da Silva, haverá também o pão de São José, minipizza, espetinho, bolos, doces e crepe. Para beber, os participantes da festa poderão escolher entre refrigerantes, sucos e choconhaque. O cardápio conta ainda com sobremesa, sendo uma das opções, o doce da barraca da Nona.

Carreata de divulgação da festa (Foto: Rubia Araújo da Silva)

No último sábado (30) uma carreata pelas ruas centrais da cidade inseriu os guarapuavanos no clima da festa. Hoje as barracas serão abertas às 19h e haverá celebração da missa no Santuário às 19h30.

Para esta quinta feira (4), pelo quarto ano consecutivo, a Festa promoverá a partilha do queijo. Aumentando o peso a cada edição, este ano, o queijo gigante terá 350 kg, 100 kg a mais que na edição de 2018. Para a produção dele foram utilizados três mil litros de leite . “Tivemos uns oito colaboradores envolvidos nesse processo”, contou Rúbia, destacando também a expectativa positiva da organização para a 7ª edição da Festa.

Queijo da 7ª edição da Festa da Polenta (Foto: Organização/Festa da Polenta)

“A festa está sendo um sucesso todos os anos, com muitos voluntários envolvidos. Graças a Deus a comunidade é muito unida, todos se ajudam aqui”.

A previsão é que o corte do queijo gigante ocorra às 21h desta quinta feira (4). De acordo com o vice-prefeito e secretário de Turismo e de Obras, Itacir Vezzaro, a prefeitura compreende a importância da festa para a cultura da cidade e, por isso, é apoiadora.

“A administração municipal promove e apoia eventos que divulguem nossas riquezas, sejam naturais, culturais ou gastronômicas. E a Festa da Polenta se mostrou importante deste sentido, atraindo turistas da região e movimentando nossa cidade”, disse.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.