Região Serrana: o turismo singular e multicultural do interior paranaense

Roteiro integrado exalta a riqueza dos municípios de Bituruna, Pinhão, Guarapuava e Prudentópolis

Bituruna (Foto: Divulgação)

Um roteiro que exalte as belezas naturais, a diversidade cultural, a gastronomia típica e o encanto interiorano da região serrana paranaense. Esses são os ingredientes que compõem o rico e excepcional roteiro turístico integrado entre os municípios de Bituruna, Pinhão, Guarapuava e Prudentópolis, que propõe dias de muita cultura e beleza, em um passeio pelas acolhedoras cidades.

Na rota, o conjunto de serras e vales profundos onde existem milhares de nascentes originárias do sistema aquífero Guarani é engrandecido. A formação de córregos, rios, açudes, de cachoeiras e saltos espetaculares são opções de encher os olhos.

No combo de belezas naturais, a presença da mata Atlântica e da mata de Araucária, símbolo do Paraná, estão presentes em grandes reservas, áreas de proteção ambiental e abrigam uma enorme biodiversidade que evidencia desde plantas endêmicas até a rica fauna. A onça parda, jaguatirica, porcos selvagens, pacas e outros animais silvestres, são enriquecedores da vida animal dessa complexa e rica região.

Além disso, a singularidade do roteiro integrado desses municípios oferece aos turistas o clima de montanha. O inverno característico, cria um típico ambiente convidativo com lareira, fogão a lenha, churrasco no fogo de chão, pinhão na chapa, rica cultura e gastronomia das etnias ucraniana, alemã, húngara, polonesa, italiana e tropeira.

Prudentópolis (Foto: Divulgação)

Para isso, dos quatro dias expostos no roteiro lançado pelas cidades, cada um destaca uma singularidade especial. A sugestão turística é começar pela cidade de Prudentópolis, que respira a cultura ucraniana e é amplamente agraciada com cachoeiras incríveis. Na cidade, visitas a museus, igrejas que são patrimônios artísticos e culturais paranaenses, monumentos, saltos, cafés coloniais e apresentações culturais folclóricas integram o primeiro dia da rota.

Em Guarapuava, é a vez da terra da cevada e da cultura eslavo-alemã. Passagens pelo distrito guarapuavano de Entre Rios percorrem o Museu Histórico Suábio e o Centro Cultural, contemplam a apresentação de um grupo folclórico suábio e um city-tour pelas cinco colônias da região, percorrendo os campos de trigo e cevada. São caminhos de encher os olhos. A visita a Mercearia Colonial Stoetzer e a parada obrigatória na Cervejaria Donau Bier, são as oportunidades esperadas por quem gosta de uma boa cerveja artesanal e da gastronomia eslavo germânica.

Guarapuava (Foto: Divulgação)

Para o terceiro dia, a cidade de Pinhão preparou o melhor do tropeirismo, com o merecido destaque para a cultura tropeira. No roteiro, visitas as produções de Artes em Madeira, passeio pelo Mirante do Morro do Monge João Maria, caminhada pelos jardins em Faxinal do Céu e muita história na passagem pelo Museu Tropeiro. Nos produtos coloniais da cidade, o destaque é para o queijo e o tradicional doce de abóbora.

Para fechar essa rota deliciosa pela região serrana paranaense, a cidade que acolherá os turistas com uma boa taça de vinho à sua espera é Bituruna. Esse é o momento esperado pelos amantes da cultura italiana, dos vinhos, dos queijos e salames se deliciarem. Na programação, a rota do vinho percorre as vinícolas municipais e presenteia os turistas com apresentações musicais no vale da cidade. A passagem pela maior estátua de Santa Bárbara do mundo e o café colonial, são os ingredientes que selam com chave de ouro a jornada pela serra paranaense.

Pinhão (Foto: Divulgação)

Também se encantou? Então não perca tempo. Os interessados em percorrer a recente rota regional devem contatar as agências de viagens de cada município para fechar o pacote. Prestigie a Região Serrana do Paraná e se encante ainda mais com a riqueza cultural paranaense.

Relacionadas

GUARAPUAVA TERRA DO TURISMO

Jornalistas do RS conhecem potencial turístico de Guarapuava

AVENTURA

Quer fugir do Carnaval? Tem quatro dias de aventura em Turvo

JOGOS DE AVENTURA E DA NATUREZA

'Trail run' é a atração deste domingo (2) em Turvo

Comentários