‘Criança Protegida’ vai fazer RGs para a turminha que ainda não possui o documento

Jonas Laskouski

Guarapuava – Crianças e adolescentes que ainda não possuem seu Registro Geral, o RG, terão um dia inteirinho para fazerem o documento. O Governo do Paraná, em parceria com a Prefeitura Municipal de Guarapuava, promove na próxima quarta feira, 1º de fevereiro, a ação 'Criança Protegida', que vai acontecer na Escola Total do bairro Xarquinho, das 9h às 17h.

Para que não haja nenhum tipo de entrave para a realização desse documento, a secretaria pede aos pais e responsáveis que sigam algumas dicas e orientações básicas para facilitar o processo de quem procurar o serviço, na semana que vem. Vamos à elas, e em uma linguagem que todos possam entender:

Para começar, é preciso que se tenha em mãos a Certidão de Nascimento da criança ou do adolescente. Ela precisar estar 'impecável', ou seja, não pode estar rasgada (nem rasgões, nem rasguinhos) não pode apresentar rasuras (estar com letras apagadas, borradas ou riscadas), e também não pode estar suja, o que pode impedir a leitura de alguns dados. Esse documento precisa estar em condições totais de legibilidade, caso contrário não será aceito pelo Instituto de Identificação. E não vai adiantar chorar ou reclamar, nem ficar bravo. Normas são normas.

Se a Certidão de Nascimento apresentar alguma deficiência como as descritas acima, será necessário requerer uma 2ª via. A Secretaria de Assistência Social reconhece a dificuldade que algumas famílias têm em dispor do valor para pagar a taxa pedida pelos cartórios. Justamente por isso é que a secretaria pede aos pais que não podem pagar esse valor, que procurem o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de suas casas para lá retirarem uma solicitação de isenção da taxa. De posse dessa declaração, é só procurar o cartório para pedir a 2ª via. O documento poderá ser feito na hora, dependendo do trâmite do local.

Então, papais, mamães e responsáveis, agora que vocês já sabem, é só se dirigir a um dos CRAS do município (Xarquinho, Morro Alto, Jardim das Américas e Boqueirão) e partiu fazer o RG da molecada, 😉

SERVIÇO

O que: Criança Protegida

Quando: Quarta, 1º de fevereiro

Onde: Escola Total Xarquinho

Horário: das 9h às 17h

MAIS VÍDEOS

Comentários