Dicas para comprar com segurança pela internet

Da Redação

Guarapuava – Entre as inúmeras comodidades que a internet vem proporcionando aos seus usuários, as compras online certamente são uma das melhores soluções para adquirir uma infinidade de produtos com apenas alguns cliques.

Da tela do computador ou mesmo utilizando um smartphone, o consumidor tem a liberdade de pesquisar seus bens de consumo em variados sites, podendo realizar suas compras através de grandes varejistas, marketplaces ou mesmo em lojas virtuais menores, ajustadas a um nicho de mercado mais específico, como por exemplo, roupas alternativas.

No entanto, vale lembrar que, como em toda e qualquer atividade econômica, golpistas e cyber criminosos também estão presentes na web, podendo causar uma série de imprevistos e prejuízos para o consumidor online. Veja como dificultar essas ações e proteger suas compras feitas pela internet.

PROCURE LOJAS E PORTAIS CONFIÁVEIS

Basta uma pesquisa rápida na internet e nas redes sociais para verificar a idoneidade e reputação de qualquer loja virtual. Além disso, busque os principais canais de atendimento fornecidos pelo varejista, além de dados como CNPJ, endereço físico, razão social e a maior quantidade de dados sobre o site, além de suas políticas de privacidade, troca, devolução e entrega dos produtos.

VERIFIQUE SE O SITE É SEGURO

Nunca realize uma compra em um site que não ofereça estrutura em segurança. Verifique no próprio navegador se, antes do endereço site, existe o símbolo de um cadeado ou mesmo outros selos e certificações de segurança que geralmente são exibidos no rodapé da página.

Uma alternativa segura é utilizar sites de pesquisa inteligente, que direcionam suas pesquisas para lojas parceiras. Neste exemplo, o usuário pode pesquisar e filtra as melhores camisetas alternativas e, ao optar pelo produto, é automaticamente redirecionado para o ambiente protegido da loja online.

MANTENHA SEU DISPOSITIVO PROTEGIDO

Para intensificar a proteção virtual oferecida pelas lojas online, o consumidor também precisa fazer a sua parte no sistema de proteção de dados e informações. Tanto o computador quanto dispositivos móveis como celulares e tablets precisam de ao menos um software de segurança sempre atualizado. É possível encontrar programas antivírus, antimalwere e também firewalls gratuitos e pagos. Eles são indispensáveis para bloquear arquivos nocivos que permitem a invasão e o roubo de informações de sua máquina.

Também vale lembrar que para que esses programas de proteção possam exercer plenamente sua função, todos os aplicativos e navegadores de seus dispositivos devem estar sempre atualizados com as versões mais recentes oferecidas pelos seus desenvolvedores oficiais.

NÃO FAÇA COMPRAS EM COMPUTADORES COMPARTILHADOS 

Nunca insira dados de seus cartões de créditos e números de documentos em computadores ou redes de internet públicas. É praticamente impossível saber se os equipamentos e a conexão estão devidamente protegidos ou se foram previamente preparadas para a instalação de arquivos invasores.Vale mais a pena esperar e realizar a compra em sua rede doméstica, com um dispositivo conhecido.

DESCONFIE DE OFERTAS MUITO ATRATIVAS

O barato pode sair muito caro, principalmente na internet. Desconfie de ofertas muito chamativas, com preços irresistíveis e muito abaixo da tabela de mercado: o chamariz pode estar camuflando um golpe ou a venda de produtos falsificados.

ACOMPANHE A FATURA DO CARTÃO

Não espere até o fechamento da fatura para acompanhar os gastos de seu cartão. Crie o hábito de acompanhar os lançamentos com frequência. Também é possível solicitar ao seu banco que lhe envie notificações via e-mail ou SMS a cada nova compra realizada. Utilize essas notificações para verificar os dados de cada compra com atenção e caso seja vítima de um golpe ou fraude, haja rapidamente entrando em contato a administradora do cartão de crédito.

 

MAIS VÍDEOS

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com