Mais um bom motivo para você fazer sua tatuagem

Da Redação

Estados Unidos – Um estudo trouxe boas notícias para quem curte tatuagens. De acordo com pesquisadores da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, o corpo apresenta melhora das respostas imunológicas a cada novo desenho na pele, diminuindo as chances de infecções e o surgimento de doenças.

Conduzida pelos estudiosos da Neuroantropologia – ciência que analisa a influência neurológica da cultura – dr. Jason DeCaro e dr. Christopher Lynn, a pesquisa estudou as reações, amostras de sangue e saliva de voluntários, acompanhando quantas tatuagens tinham, a duração da aplicação da tinta na pele e as respostas de cada organismo.

Eles perceberam que pessoas com mais de uma tatuagem têm reações imunológicas semelhantes às de quem pratica musculação: inicialmente, os músculos ficam machucados, mas se recuperam com o tempo se você persistir na atividade. Depois da resposta negativa, o corpo retorna a um equilíbrio e, se você continuar passando por esse estresse, o organismo se fortalece. 

Os norte-americanos também analisaram a quantidade de imunoglobina A e de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, presentes no sangue dos voluntários. Nas pessoas que tinham feito sua primeira tatuagem, os níveis de imunoglobina A caiam significativamente, como resposta ao estresse do procedimento. Contudo, a queda dos anticorpos não foi tão grande entre as pessoas que se tatuavam com frequência.

Ou seja, assim como na academia, você pode ficar fraco e dolorido na primeira sessão de tatuagem. Mas, nas próximas, o corpo se acostuma e já passa a responder melhor, podendo evitar pequenas infecções ou até mesmo um resfriado.

MAIS VÍDEOS

Comentários