22/08/2023
Economia

Black Friday movimenta comércio de Guarapuava na manhã desta sexta

imagem-103651

Jonas Laskouski

Guarapuava – Cá entre nós, é difícil alguém que não goste de aproveitar um bom desconto e comprar aquilo que talvez, há meses, estava esperando aparecer uma oferta daquelas de animar o bolso… E a Black Friday vem promover justamente isso. Um dia de promoções e descontos que promete agradar consumidores e também os lojistas que, em tempos de crise, esperam vender – e muito – nesta sexta-feira, 27 de novembro.

Já bem cedo, era possível ver filas em algumas lojas de móveis e eletroeletrônicos em Guarapuava. Algumas delas, inclusive, estavam abertas antes do horário normal de funcionamento, esperando um movimento acima da média. A Rede Sul de Notícias foi dar um giro pelo comércio para ver se a Black Friday é pra valer mesmo.

Na primeira loja que entramos, encontramos a assistente administrativa Sandra Mariano Rosa, procurando um refrigerador. "Esperei a Black Friday chegar pra poder aproveitar os descontos oferecidos pelo comércio. Apesar do preço realmente estar bom, não vou comprar de primeira, não. Vou pesquisar pra ver se ainda posso achar mais barato. E se der, vou aproveitar também para comprar alguns presentes de Natal", disse Sandra.

Outro consumidor que esperou até esta sexta pra poder comprar mais barato, foi Alessandro Tratz, que está desempregado mas trabalha ajudando o pai. Ele estava com várias mercadorias nos braços. "Vai comprar tudo isso?", perguntei. "Tem que aproveitar, né. Tô levando três conjuntos de faqueiro, ferro de passar e também um kit de secador e chapinha, pra minha esposa." Alessandro também guardou dinheiro pra poder aproveitar as ofertas.

Assim como ele, encontramos várias pessoas que economizaram para poder pagar à vista. "Já viu como está a fila no caixa?", me perguntou o gerente. "Vai lá dar uma olhada", disse ele. Subi alguns lances de escada e me deparei com cerca de 20, 25 pessoas na fila. E isso não era 9h30 da manhã. Todos com quem conversei estavam com planos de pagar suas compras à vista. O gerente da loja, Antônio Tomás Leck, estava animado com o entra-e-sai de clientes. "Tá uma loucura. A gente espera vender em um dia, o que costumamos vender em quinze", disse empolgado.

E veio gente de fora só para aproveitar as promoções. "Viemos de Santa Maria do Oeste só pra aproveitarmos os descontos. Vamos comprar máquina de lavar, climatizador, chaleira elétrica, panquequeira e o que mais estiver com preço bom", disse a mãe da família, acompanhada do pai e da filha. "Também vou comprar um modelador de cachos", acrescentou a moça. O mais animado dessa turma era o vendedor, que disse esperar bater recorde nas vendas.

Passamos em mais algumas lojas, onde o movimento também estava grande. Desculpas a parte, fomos impedidos de fotografar por questões de fidelidade, marketing e contrato. O que pudemos perceber é que, apesar da crise real que apertou o bolso de muitos, o consumidor sabe esperar a hora certa para gastar suas economias e aproveitar bem o dinheiro suado. E o comércio também. Sabendo das dificuldades do brasileiro, está dando descontos reais sem enganar ninguém. Durante esta sexta e sábado, os lojistas pretendem atrair os clientes com ofertas tentadoras. Fiquem atentos, pesquisem, aproveitem os descontos e boas compras!

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.