Da Redação, com Janaína Fogaça
Curitiba – O Brasil é o país líder em procedimentos cirúrgicos estéticos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas, são realizadas cerca de 1,5 milhão de cirurgias plásticas por ano. Diversas intervenções ajudaram o país a receber o podium nesse ranking. Atualmente, o procedimento queridinho das famosas que querem dar ao rosto um aspecto mais definido é a bichectomia.
De acordo com o cirurgião plástico da Clínica Grafguimarães, Doutor Carlos Alberto Preto Guimarães, o procedimento consiste na retirada da gordura facial que está localizada logo abaixo da região malar óssea.
Nos últimos anos, o padrão de beleza tem mudando constantemente, e a procura por rostos cada vez mais finos e magros tem se tornado tendência.
“Hoje os pacientes solicitam esse procedimento por questões estéticas, para melhorar o contorno facial, deixando o rosto mais definido e harmonioso” diz Guimarães.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em 2014 eram realizadas cerca de 10 bichectomias por mês, em 2015 esse número triplicou, e atualmente, mais de 40 pessoas se submetem a essa cirurgia todos os meses pelo país afora.
O procedimento é feito com uma incisão muito pequena na região de dentro da boca. Trata-se de uma cirurgia relativamente tranquila, em que é retirado todo o excesso da bola de bichat, que fica localizada no terço médio da face. A cirurgia dura cerca de uma hora e a recuperação total acontece dentro de uma semana.
“Essa cirurgia pode ser feita em conjunto com os procedimentos de rejuvenescimento facial, mas o paciente poderá optar por fazê-la isoladamente, com o objetivo de definir a silhueta facial”, diz o cirurgião. O procedimento ganhou mais evidencia recentemente, pelo fato de muitas atrizes buscarem a bichectomia para ressaltar a maçã do rosto, ganhando assim um visual esteticamente mais harmonioso. Entre as celebridades que já passaram pelo procedimento estão Victoria Beckham, Kim Kardashian, Angelina Jolie e Megan Fox.