por O Globo
Rio de Janeiro – Mais um grande nome da moda confirmado na cerimônia de abertura da Rio 2016. Depois de Gisele Bündchen, a modelo transexual Lea T. foi outro nome convidado para a grande festa do dia 5 de agosto no Maracanã. Ela será a primeira transexual a ter destaque numa abertura dos Jogos.
Não há muitas informações sobre como será a participação de Lea, mas ela que é filha do ex-jogador de futebol Toninho Cerezo, mas, em entrevista à "BBC Brasil", ela falou que vai levantar a bandeira da exclusão.
"Não posso falar nada ainda, precisamos manter a surpresa. Mas a mensagem será muito clara: inclusão. Todos, independente de gênero, orientação sexual, cor, raça ou credo, somos seres humanos e fazemos parte da sociedade. Meu papel na cerimônia, num universo micro e representativo, ajudará a transmitir esta mensagem", disse ela.
Leandra Medeiros Cerezo nasceu em Belo Horizonte, em 1981, mas cresceu na Itália. Sua trajetória de sucesso na moda começou aos 29 anos, quando estrelou uma campanha da Givenchy – o estilista da marca, Riccardo Tisci, por sinal, é um dos seus grandes padrinhos no mundo fashion. Depois disso, foram trabalhos para Benetton, ensaios para Vogue e atualmente é garota-propaganda da marca de produtos de cabelo Redken, se tornando a primeira transex a ocupar um posto desse porte.
Em fevereiro de 2015, foi eleita pela revista americana "Forbes" uma das 12 mulheres que mudaram a moda italiana