22/08/2023
Paraná

PT homologa candidatura de Veneri à Prefeitura de Curitiba

imagem-115950

Da Redação, com Ricardo Gozzi

Curitiba – O deputado estadual Tadeu Veneri teve sua candidatura a prefeito de Curitiba homologada pelo Partido dos Trabalhadores na manhã deste sábado (30). A indicação ocorreu durante o encontro municipal do PT, realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracon), no São Francisco. A escolha do vice será feita nos próximos dias.

Durante o evento, o presidente municipal do PT, Natalino Bastos, confirmou também a formação de uma chapa “puro-sangue” de vereadores composta de 23 candidatos à Câmara Municipal. 

As candidaturas homologadas hoje serão encaminhadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em 5 de agosto, logo depois da convenção que ratificará as candidaturas.

O evento foi aberto pela apresentação das diretrizes do programa de governo, feita por Édson Cruz, seguida por uma análise de conjuntura elaborada pelo professor Ricardo Costa de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A seguir, o secretário-geral do PT Municipal, Ivan Moraes, abriu o debate sobre a tática eleitoral do partido para o pleito de 2016.
“Precisamos colocar na pauta o desmonte de direitos pelo qual passa o país”, declarou Marlei Fernandes, ex-presidente da APP-Sindicato e atual coordenadora do Fórum Estadual dos Servidores, durante o debate sobre a tática eleitoral.

"Esta é uma eleição de confrontação e resistência", disse por sua vez a senadora Gleisi Hoffman em intervenção durante o encontro municipal do PT.

Gleisi também denunciou a tentativa de golpe legislativo em andamento contra a presidenta Dilma Rousseff. "Além da desestabilização democrática, há uma ofensiva direta contra os direitos conquistados nas últimas décadas", advertiu a senadora ao defender a necessidade de uma postura de resistência por parte do PT. "Querem sepultar todas as conquistas obtidas desde os tempos de Getúlio e Jango até os de Lula e Dilma."

A seguir, Natalino Bastos apresentou a chapa de vereadores do PT para as eleições de 2016 em Curitiba e passou a palavra ao deputado Tadeu Veneri. Em seu discurso, o candidato observou que o partido está preparado para as dificuldades que tem pela frente e fará a campanha com altivez.

"Não será uma candidatura fácil. Será uma candidatura de confronto, uma candidatura de coragem", advertiu Veneri. "A covardia e a omissão não são a marca deste partido. Quem está aqui não fica embaixo da marquise esperando a chuva passar."

Ele informou que a escolha do candidato a vice-prefeito resultará de uma decisão consensual. "E com 99% de certeza sairá de dentro do partido", concluiu Tadeu Veneri.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo