22/08/2023
Brasil Geral

Cristina na frente em defesa da indústria paranaense de bebidas

imagem-116701

 Da Redação, com Assessoria 

Curitiba – A Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Paranaense de Bebidas foi instalada oficialmente na tarde dessa terça feira (09), no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. O objetivo da Frente é discutir as distorções tributárias e recuperar os incentivos fiscais destinados às médias e pequenas indústrias do setor de bebidas no Estado do Paraná.

A primeira reunião com o governo e empresários do setor foi realizada dia 11 de maio, com a presença da deputada Cristina Silvestri. Segundo a deputada, a instalação da Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa é muito importante para prosseguirmos as negociações de forma ordenada. O setor é extremamente importante pela geração de empregos que proporciona, e também pela influência socioeconômica que tem nas microrregiões do Paraná, finaliza.

Para a parlamentar o incentivo dado as grandes indústrias, prolongamento do prazo de pagamento de tributos e outros benefícios, principalmente em comparação com outros Estados, trazem prejuízos ao setor de bebidas, dificulta a competitividade e permanência no mercado da indústria regional. “Então, temos que organizar um debate franco para corrigir essa distorção com a indústria do Paraná”, disse.

ISONOMIA

Segundo Fernando Rodrigues de Bairros, presidente da Afrebras, as empresas do segmento sofrem com a desigualdade mercadológica e com a falta de isonomia tributária, o que contribui muito para o avanço da concentração de mercado. “As grandes corporações dominam o setor de bebidas no Brasil e, mesmo assim, pagam menos impostos que os fabricantes regionais, empreendimentos que geram milhares de empregos no Paraná. Queremos uma competitividade maior ao setor, apenas isso. Queremos ter condições suficientes para enfrentar as grandes fábricas de bebida”, explicou Bairros.

O evento contou com a participação de representantes da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), da Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Bebidas, Café e Alimentação de Curitiba e Região Metropolitana (Sindibebidas) e de outras entidades ligadas ao setor. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.