22/08/2023
Brasil Geral

PF indicia ex-presidente Lula, Marisa e mais três em processo da Lava Jato

imagem-117637

por Adriana Justi, Bibiana Dionísio e Alana Fonseca do G1 PR

Curitiba – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a esposa dele Marisa Leticia e mais três foram indiciados pela Polícia Federal (PF) nesta sexta feira (26) por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro por suspeita de irregularidades na aquisição e reforma de um apartamento tríplex do Edifício Solaris, no Guarujá, litoral de São Paulo, e no depósito de bens do ex-presidente.

De acordo com a PF, foi possível apurar no inquérito que Lula e Marisa Letícia foram beneficiários de vantagens ilícitas, por parte da empreiteira OAS, em valores que alcançam R$ 2,4 milhões referentes a obras de reforma do triplex, bem como no custeio de armazenamento de bens do casal junto à Granero.

Os outros três denunciados pela PF são José Adelmario Pinheiro Filho (conhecido como Léo Pinheiro), ex-presidente da OAS, o arquiteto Paulo Gordilho, e o presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto.

VEJA OS CRIMES QUE CADA UM SERÁ INVESTIGADO

LULA – corrupção passiva, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro;
MARISA LETÍCIA – corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
LÉO PINHEIRO – corrupção ativa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro;
PAULO GORDILHO –  corrupção ativa e lavagem de dinheiro;
PAULO OKAMOTO – corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de capitais.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.