22/08/2023
Geral Paraná

Município de Candói emite carteiras de trabalho

imagem-133798

Da Redação, com assessoria

Candói – Com o objetivo de oportunizar o primeiro emprego é que o município de Candói investiu R$ 4.640,00 na compra de uma câmara fotográfica, um coletor de assinaturas e um leitor biométrico que possibilitam fazer a Carteira de Trabalho do cidadão.

O senhor Zico José Bueno, por exemplo, já recebeu seu documento, feita com os novos aparelhos. Além dele, outras muitas pessoas também estão sendo beneficiadas.

Felipe Ribeiro de Souza tem 17 anos de idade e quer muito ser inserido no mercado de trabalho, e o primeiro passo, ele já deu, ao procurar o Departamento de Documentação para solicitar a primeira via da carteira. “Estou ansioso para começar a trabalhar, e com a carteira na mão, tenho certeza que as portas se abrirão pra mim”, afirma o estudante.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) pode ser solicitada por qualquer pessoa a partir dos 14 anos de idade. Para a contratação dos menores que se enquadrarem na faixa etária entre os 14 e 16 anos, entram na condição de menor aprendiz.

Na carteira, são registrados todos os dados do contrato de trabalho e a vida profissional do trabalhador. Ela serve como documento de identificação, para obtenção da aposentadoria, habilitação ao seguro-desemprego e saque do Fundo de Garantia pelo Tempo de Serviço (FGTS).

Os interessados podem procurar o departamento de Documentação do município de Candói na avenida XV de novembro, no antigo posto de saúde.

1ª VIA DA CARTEIRA 

Se você ainda não tem a carteira de trabalho, junte os seguintes documentos:

Carteira de Identidade (RG)

Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento

Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Comprovante de residência do último mês.

2ª VIA 

Se já tirou a Carteira de Trabalho, mas por acaso ela foi perdida ou danificada, reúna os seguintes documentos:

Para carteira perdida:

Todos os documentos listados para a 1ª via, acima e mais

Boletim de ocorrência registrado junto à Polícia Civil, informando a perda

Extrato do PIS/PASEP emitido pela Caixa Econômica Federal

Para carteira antiga ou danificada:

Todos os documentos listados para a 1ª via, acima e mais a Carteira de Trabalho que é antiga ou está danificada.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.