22/08/2023


Brasil Geral

Criação da Semana Paranaense de Literatura nos colégios do Estado vai ser votada nesta segunda

imagem-136390

Da coluna Sintonia Fina, de Pedro Ribeiro, para o Paraná Portal

Curitiba – Escritores paranaenses – Helena Kolody, Emiliano Perneta, Domingos Pellegrini, Dalton Trevisan, Paulo Leminski, entre outros – podem ganhar uma semana de destaque no calendário escolar aqui no Paraná. Esse é o objetivo do projeto de lei nº 567/2016, do deputado Requião Filho (PMDB), que propõe a promoção de um período de atividades diferenciadas para reverenciar estes e outros autores, com a criação da Semana da Literatura Paranaense nos colégios públicos e privados do estado, e será votado em primeiro turno na sessão plenária desta segunda (26), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Na justificativa da proposta, o deputado diz que “o estilo das obras e o período histórico em que foram escritas, diferem entre os autores, fornecendo aos alunos perspectivas distintas acerca da realidade”.

“Isto contribui para a formação e o desenvolvimento pessoal dos nossos estudantes, além de aprenderem com isto a valorizar e a conhecer a própria cultura, a própria história”, acrescenta. Quando apresentou a proposição, Requião Filho disse que por entender que a matéria é de interesse de todos os paranaenses, vê o projeto como uma importante contribuição à valorização da literatura estadual, uma vez que grandes nomes de destaque nacional e internacional são daqui, colecionando prêmios e reconhecimento do público e da crítica.

O projeto estabelece que a Semana de Literatura Paranaense deverá ser promovido pelas escolas na segunda semana do mês de março de cada ano

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo