Da Redação, com Aline Matos
O melhor da infância são as brincadeiras e a falta de preocupações. Por isso, não adianta se estressar com sujeira ou desgastes causados pelas crianças nas roupas. Mais delicadas do que peças do vestuário adulto, a roupa infantil exige cuidados especiais para que durem bastante e não impeçam as crianças de pular à vontade! Pensando nisso, organizamos algumas dicas para preservar as roupinhas dos seus filhos por mais tempo
PRESTE BASTANTE ATENÇÃO NA ETIQUETA DA ROUPA
Alguns tecidos, principalmente os mais delicados, exigem métodos de lavagem específicos. É importante prestar atenção na etiqueta, pois as instruções sobre o modo correto de lavagem são especificadas em cada peça. As roupas infantis podem vir com instruções de lavagem à mão, a temperatura ideal, se pode usar alvejante, se pode ser secada na máquina, entre outras orientações para ajudar a preservar as roupas por mais tempo. Não ignore essa etapa!
PREFIRA MÁQUINAS COM ABERTURA FRONTAL, QUE FAZEM A LAVAGEM POR TOMBAMENTO
Elas são mais delicadas com as roupas do que as lavadoras que tem batedor. Se a sua máquina não for desse tipo, tudo bem: você pode comprar saquinhos protetores, que são vendidos em lojas de produtos gerais, para ajudar a cuidar das peças mais frágeis.
ESCOLHA CICLOS DE LAVAGEM ESPECÍFICOS PARA ROUPAS DELICADAS
Ao contrário do que é comum pensarmos, as máquinas de lavar ajudam na preservação de roupas para crianças porque enxaguam melhor as peças. As máquinas hoje em dia também possuem diferentes funções, e é preciso prestar atenção no programa de lavagem para garantir que a roupa dure mais. Procure acionar os programas mais suaves, feitos para roupas delicadas, na hora de lavar roupas infantis.
PREFIRA USAR UM SABONETE OU SABÃO NEUTRO
Sabonetes neutros, como o sabão de côco, agridem muito menos as roupas. Além disso, são melhores para evitar alergias e irritações nos bebês ou nas crianças. Já o sabão líquido é a melhor opção na máquina de lavar, pois deixa menos resíduos nas roupas do que opções em pó.
CUIDE DAS ROUPAS NA HORA DE GUARDÁ-LAS
Peças úmidas ou que pareçam limpas mesmo depois de já terem sido usadas não devem ser guardadas com roupas limpas. Isso pode deteriorar o tecido ou até deixar manchas nas roupas infantis.