Da Redação, com assessoria
Os pés são parte essencial do complexo sistema do nosso organismo. São eles que sustentam e equilibram o peso corpóreo e nos permitem o movimento diário através dos passos. Por conta da sua importante função, eles são justamente uma das partes do corpo mais sobrecarregadas e que mais sofrem com dores e incômodos.
Mas, afinal, como diminuir e eliminar os incômodos que acometem os nossos pés? Com algumas dicas simples, é possível detectar quais são os problemas e saber como solucioná-los.
MAIS CONFORTO PARA OS PÉS
Existem várias causas de dor nos pés, e o nível do desconforto varia: podem ser leves, podem ser praticamente incapacitantes. Segundo estudo feito pela Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (Abtpé), mais de 70% da população mundial sofre ou sofrerá em algum momento da vida com dores na região, com causas que vão de inflamações a traumas.
Entre os principais problemas, estão a fascite plantar, tendinites, joanetes, neuroma, fraturas, entre outros. É essencial descobrir a causa exata, para que o tratamento aplicado seja eficaz e melhore a qualidade de vida do paciente.
Antes de mais nada, o médico precisa avaliar por meio de exames – como o raio-x e a ultrassonografia – as condições do pé, detectando possíveis alterações. Após o diagnóstico, diversas formas de tratamento podem ser indicadas, como a fisioterapia, o uso de medicamentos antiinflamatórios e analgésicos, e, em casos mais avançados e complexos, a cirurgia.
Ações específicas, como tratar o esporão – alteração óssea que pode pressionar os tendões e causar dor, também são importantes para diminuição dos desconfortos. Além disso, mudar o tipo de calçado, utilizar palmilhas, colocar as pernas para cima, aplicação de gelo ou calor local conforme indicação médica, também ajudam na melhora do quadro.
Ao sentir dores que persistem, sempre procure um profissional especializado para acompanhamento e tratamento.
TRATAMENTO EM CASA
Para aliviar as dores do dia a dia é recomendável colocar os pés sobre uma almofada ou um travesseiro, por exemplo. O importante é deitar e elevar as pernas. Isso ajudará na circulação do sangue e ajudará a aliviar as dores.
Outra forma que ajudará a aliviar o cansaço é colocar os pés em um balde de água morna e para potencializar o efeito de relaxamento é recomendável inserir óleos essenciais. Algumas gotas de óleo de eucalipto, alecrim e hortelã na água quente contribui muito para um relaxamento dos pés.
Auto-massagem também ajuda a aliviar as dores nos pés. Pegue o seu creme para os pés preferido, feche a mão e faça movimentos circulares sobre toda planta dos pés. Outra dica é usar uma bolinha – pode ser de ping pong – e fazer os mesmo movimentos.