22/08/2023


Geral Guarapuava

Obras de duplicação interditam ponte sobre o Rio Jordão

imagem-146541

Da Redação

Guarapuava – A ponte principal que atravessa o Rio Jordão, um dos pontos turísticos mais procurados de Guarapuava, principalmente na temporada de verão, está interditada até o final de dezembro deste ano. É que começaram as obras de construção da nova travessia, desta vez com duas vias de 7 metros, sendo 3,5 metros de cada lado, além de um 1,5 metro de passeio. O investimento é de cerca de R$ 1,5 milhão, que está sendo feito pela Hidrelétrica Vale do Jordão, holding da empresa Dalba. A obra vai beneficiar, principalmente, moradores do Jordão, em sua maioria, pequenos agricultores.

Durante o período da interdição, há um desvio, que começa à esquerda da Avenida Rubem Siqueira Ribas, para quem vai do Centro da cidade, passando em frente ao Posto de Saúde, seguindo pela ponte do Tio Abé, contornando o rio Banana até a Estação Ferroviária Afonso Camargo. De acordo com Tayguara de Carvalho, engenheiro da Dalba, serão cerca de oito quilômetros de desvio, de uma ponte a outra. “Para os moradores houve a liberação da passagem pela pedreira da Dalba, das 7 horas às 19 horas”. A previsão de conclusão da obra é até 27 de dezembro de 2017.

De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Airson Horst, não existe uma pesquisa de quantos veículos trafegam pela ponte principal. “Se considerarmos que Guarapuava possui 103 mil veículos, fora os flutuantes, e que pelo menos 2% descem para o Jordão nos finais de semana, isso representa mais de dois mil carros passando pela ponte no sábado e domingo”.

A ponte que está sendo duplicada foi inaugurada em julho de 1987, portanto, há 30 anos, pelo então governador Álvaro Dias. De lá para cá, o Jordão tornou-se um complexo esportivo, com pistas de motocross, trilhas diversas, parque recreativo. Dotado de uma beleza natural ímpar o local atrai em média oito mil visitantes nos finais de semana durante o verão. Pelo fluxo de veículos a ponte atual provoca engarrafamentos e se transformou-se numa travessia de pouca segurança para pedestres.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo