22/08/2023


Geral Guarapuava

"Tio, você não vai salvar a minha vida, mas pode ajudar a salvar outras"

imagem-146598

Bárbara Franco

Guarapuava – “Sempre fui doador. Doava aos pouquinhos. Porém, comecei a doar mais quando minha sobrinha descobriu uma doença rara e precisou de doações de sangue”. Este é o relato de Arnaldo José, um dos doadores de sangue do Hemocentro Regional de Guarapuava.

A história de Arnaldo não pára por aí. Ele conta que sempre foi doador, mas doava de vez em quando. A sua frequência aumentou quando sua sobrinha, que tinha entre 12 e 13 anos, descobriu uma doença rara e precisava de doações. Mas o que Arnaldo não imaginava que a sua sobrinha fosse lhe fazer um pedido tão simples e generoso pouco antes de morrer. “Antes de morrer, o último pedido dela para mim foi que eu continuasse doando e não parasse, pois não tinha conseguido salvar a vida dela, mas poderia ajudar a salvar a vida de outras pessoas”.

Esse é um dos depoimentos que marcaram a Semana do Doadr de Sangue, encerrada nessa sexta feira (24), no Hemocentro Regional de Guarapuava realizou o encerramento da Semana do Doador de Sangue. No encontro estiveram reunidos vários doadores de Guarapuava e Região, os quais deram seus depoimentos sobre a importância da doação.  

Seu Sebastião Egiert é doador há 20 anos e se orgulha das diversas doações já feitas no Hemocentro Regional de Guarapuava. “Já doei muito e tenho uma meta: chegar a 100 doações. Por isso faço as quatro doações anuais. Meu lema é fazer o bem sem olhar a quem”.

São muitos os exemplos de amor ao próximo entre os doadores do Hemocentro de Guarapuava. Elisangela Carriel é Agente de Saúde da cidade de Turvo. Mas além de ser doadora ela incentivou seu esposo e seu filho, Valdeci Carriel e Alan Carriel, a também serem doadores. “Eu, como agente de saúde, sempre via a necessidade da doação de sangue. Então comecei a doar, mas, além disso, senti na pele esta necessidade quando meu pai precisou de doação, então eu e minha família passamos a ser doadores”.

Na tarde dessa sexta feira (24), o Hemocentro Regional de Guarapuava realizou o encerramento da Semana do Doador de Sangue. No encontro estiveram reunidos vários doadores de Guarapuava e Região, os quais deram seus depoimentos sobre a importância da doação.  

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo