22/08/2023
Política

Campanha estimula adolescentes e jovens a fazer o Título de Eleitor

imagem-15136

Da redação –  Desde o início da semana, membros da JPS (Juventude Popular Socialista), ala jovem do PPS, e o presidente do PPS de Guarapuava, Cesar Silvestri estão percorrendo os colégios de Guarapuava em uma campanha para conscientizar os adolescentes e jovens sobre a importância de participar dos processos eleitorais. Além da movimentação nos estabelecimentos de ensino estão programadas diversas outras atividades de conscientização em locais públicos, reuniões e redes sociais na Internet.
“Os adolescentes e jovens devem ser estimulados a participar das decisões políticas. Existe um espaço que precisa ser preenchido pelos jovens, pois eles têm o poder de mudar a realidade que vivemos, por isso a importância dessa campanha de conscientização”, destacou Cesar Silvestri Filho.
“À medida que a juventude ingressa na política, aumenta sua participação e seu interesse, é natural que o estilo das campanhas e dos governos mude, porque o jovem hoje é exigente e influencia o perfil dos nossos governantes e legisladores. Por isso os jovens precisam saber não só do poder que têm, mas, principalmente, de votar com consciência e responsabilidade”, completou.
A campanha tem cumprido com seu propósito e alertado muitos adolescentes. “Já completei 16 anos, mas ainda não voto. A movimentação me fez lembrar que preciso ir até o cartório e fazer meu título”, comentou a estudante Sara Lays Moreira.
De acordo com o coordenador da JPS de Guarapuava, Samuel da Silva, o samuca, a campanha Voto aos 16 anos, Eu posso, Eu voto, eu Decido, deverá seguir até o final de abril. “Vamos percorrer todos os colégios, conversar com os jovens e alertá-los da importância de participar das decisões do país, iniciando pelo voto. Além disso, queremos conscientizá-los também sobre quanto é importante todos votarem de forma consciente, pois essa é uma decisão que influência diretamente em nossa vida”, concluiu.
O prazo final nos Cartórios, para fazer o título é 5 de maio. O interessado deve levar documento de identidade e comprovante de residência.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo