22/08/2023


Guarapuava Região Saúde

Assembleia deverá definir conselho deliberativo para o Santa Tereza

Implantação do conselho, entretanto, depende do aval do atual presidente do HST, Frederico Eduardo W. Virmond

instituto-virmond-guarapuava

A união de entidades de Guarapuava em um conselho provisório poderá resultar em um conselho deliberativo para o Hospital Santa Tereza, de Guarapuava, que enfrenta uma grave crise financeira. A informação foi confirmada por uma das integrantes do grupo formado na semana passada, Maria Inês Guiné, da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), em entrevista ao Portal RSN. O grupo foi formado em uma articulação política, junto a Sociedade Civil Organizada, a fim de que mais tentativas sejam feitas para salvar o hospital, que atende um universo de 500 mil pessoas de Guarapuava e região.

De acordo com Maria Inês, desde a formação do grupo de estudo na última sexta feira (8), cerca de cinco reuniões sobre o hospital foram realizadas. Os primeiros encontros tiveram como objetivo deixar “às claras” a situação financeira atual do HST e, por consequência, do Instituto Virmond, que mantém a instituição.

Leia também:
“Queremos investir no Santa Tereza com a segurança de uma boa gestão”, diz Cesar Silvestri
“Não conseguiríamos suprir a demanda do Santa Tereza”, diz provedor do São Vicente

“Nos inteiramos sobre a situação que envolve o hospital, mas não temos como tomar nenhuma atitude porque este grupo atual tem o objetivo apenas de aconselhar. Agora estamos indo para a próxima etapa, que é a criação de um conselho deliberativo”.

Ainda de acordo com Maria Inês, ainda não há uma data para que este conselho seja criado, porém, isso deve ocorrer o mais breve possível, visto que o fechamento da instituição ainda é uma possibilidade. A criação do conselho, no entanto, depende do aval do atual presidente do HST, Frederico Eduardo W. Virmond.

“Nós estamos notificando a administração do Santa Tereza, formalmente, para que seja realizada uma assembleia entre entidades de Guarapuava, Sociedade Civil Organizada e o próprio HST. Essa assembleia deverá formalizar este conselho e quem o integrará, para que assim a gente possa tomar atitudes mais efetivas”.

Através da sua assessoria de imprensa, o presidente do Instituto Virmond disse ao Portal RSN que a instituição apoia o conselho provisório formado pelas entidades de Guarapuava e que continuará trabalhando em conjunto para que uma solução seja encontra em prol do HST. Além disso, informou também que o HST apoia a implantação de um conselho consultivo, formado por pessoas da sociedade.

O conselho provisório é formado pela 5ª Regional de Saúde, Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Maçonaria, Conselho Regional de Medicina (CRM), Câmara Municipal de Guarapuava, Faculdade Guairacá, Faculdade Campo Real, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Sindicato Rural, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Instituto Virmond, além de representantes dos deputados estaduais Artagão Júnior, Bernardo Carli e Cristina Silvestri.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo