22/08/2023


Paraná Política Região

João Arruda pretende reativar o Centro de Formação em Faxinal do Céu

Medebista antecipou propostas do Plano de Governo ao Portal RSN

joao_arruda-592x295

João Arruda (Foto: Divulgação)

A valorização do magistério com a capacitação continuada de professores é uma das bandeiras anunciada pelo pré candidato ao Governo do Paraná pelo MDB, o deputado federal João Arruda. Ao Portal RSN nesta quarta feira (1), ele disse que, caso seja eleito, reativará o Centro de Formação existente na localidade de Faxinal do Céu, no município de Pinhão. Esse espaço funcionou ativamente durante os governos de Roberto Requião. Para ele, o que é importante, neste momento, é posicionar a população sobre como está sendo conduzido o Paraná, com  a educação em segundo plano, com desvalorização dos professores.

“A ideia é fazer parcerias com entidades para promover cursos técnicos profissionalizantes também em hotelaria e turismo. Será um local para a qualificação de professores e para jovens”.

Correndo contra o tempo já que teve uma candidatura retardatária em relação aos demais candidatos ao Governo do Paraná, o medebista disse está montando uma equipe para a elaboração do plano de governo e de campanha. “Vou ser o meu próprio coordenador e envolvendo várias pessoas”.

De acordo com João Arruda, a linha do seu plano de governo terá como viga-mestra a sua experiência em Brasília com foco, principalmente, na tecnologia.

Queremos um Paraná conectado. Por isso, vamos propor a integração tecnológica nos serviços públicos nas áreas da saúde; com a banda larga em todas as escolas; rede de wi-fi; modernização dos laboratórios de informática nas escolas para que todos possam ter acesso ao conteúdo digital.

Outra proposta será a reformulação nos contratos do pedágio. “Vamos fazer uma revisão detalhada para que o novo modelo de concessão seja menos oneroso para o usuário garanta mais qualidade das estradas”.

A área de segurança, que ” já foi exemplo, hoje é um desastre, com viaturas sem gasolina e policiais com coletes às prova de balas vencidos. Precisamos equipar nossos órgãos de segurança, a polícia científica, cibernética e reativar os valores do Nurse no combate à corrupção”, defende.

Estes são apenas alguns dos itens que comporão a proposta de João Arruda para o Paraná. “Precisamos também valorizar os pequenos empresários com o fim da substituição tributária do ICMS como está fazendo o governo de Santa Catarina”. Esse estado voltou ao modelo original mantendo a substituição tributária apenas para bebidas, cigarros e combustíveis.

Outro plano antecipado por João Arruda ao Portal RSN envolve a Copel e a Sanepar, com a redução de cargos comissionados. “Essas empresas precisam deixar de ser cabides de empregos para cabos eleitorais. Vamos também o excesso de gastos em publicidade, estendendo isso para os demais setores do governo”.

Segundo o medebista, é preciso utilizar a força que o Paraná possui. “Só assim conseguiremos fazer com o Paraná empurre o Brasil”.

Ainda sem ter nomes definidos para compor a vice e a segunda vaga ao Senado, ao lado de Roberto Requião, João Arruda disse ainda que a sua candidatura fez o MDB renascer no Paraná. “Nunca vi a militância tão animada”, afirmou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo