22/08/2023


Paraná Segurança

Paraná tem quase 700 inquéritos policiais instaurados por feminicídio

Enfrentamento da violência contra a mulher será debatido nesta sexta (22) pelo MP do Paraná

VIOLENCIA-CONTRA-MULHER

(Foto: Reprodução)

Em 2018, só entre os meses de janeiro a julho, foram registrados no Ligue 180, canal de denúncias do governo federal, perto de 80 mil casos de violência contra mulher em todo país. Desses, 994 tratam de mortes e 63.111 de violência doméstica.

Para buscar a redução de índices como esses, o Ministério Público do Paraná promove nesta sexta (22) em Curitiba, o seminário “A atuação do MPPR no enfrentamento à violência de gênero contra a mulher”.

Organizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do MP do Estado, por meio do Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (Nupige), o encontro é dirigido a membros e servidores do MP e operadores do Direito, mas também é aberto ao público geral.

“O combate à violência contra a mulher é uma ação que deve envolver a todos, desde as autoridades que enfrentam diretamente a questão, como promotores de Justiça, juízes e policiais, até representantes do legislativo e executivo e a população em geral. É um tema que afeta toda a sociedade”, afirma a promotora de Justiça Ana Carolina Pinto Franceschi, uma das responsáveis pelo seminário.

A promotora conta que durante o seminário serão expostos trabalhos feitos por agentes do MP que contemplam diversas questões ligadas ao enfrentamento da violência de gênero, como iniciativas dirigidas à prevenção de atos de violência, práticas restaurativas e também a atuação criminal dos promotores de Justiça em casos de feminicídio.

De acordo com dados do Sistema PRO-MP, do MP do Paraná, levantados pelo Nupige, de 2015 até o dia 15 de março deste ano foram instaurados 693 inquéritos policiais referentes a feminicídios e oferecidas 592 denúncias criminais ligadas a esse tipo de crime. Só na capital, no mesmo período, são 73 inquéritos abertos e 56 denúncias propostas ao MP. Em Guarapuava e Região, pelo menos sete feminicídios ocorridos entre 2018 e 2019 estão sendo investigados pela polícia.

(Imagem: Divulgação)

SERVIÇO

Seminário: “A atuação do MPPR no enfrentamento à violência de gênero contra a mulher”
Local: Auditório Ary Florêncio Guimarães – Sede MPPR (rua Mal. Hermes, 751 – Centro Cívico, Curitiba)
Datas e horários: 22 de março de 2019, das 09h às 18h
Participação: Presencial e via webcast (transmissão ao vivo pela internet).
Inscrições: clique aqui.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo